domingo, 18 de outubro de 2009

Rio Coreaú, Jacaré assusta pescadores em Granja



Réptil passou a ser visto nas águas do rio Coreaú, há duas semanas, mas pode ter chegado à cidade na última enchente.

Um jacaré, com cerca de dois metros de comprimento, passou a ser visto há cerca de duas semanas por pescadores e moradores das proximidades do rio Coreaú, no município de Granja, a 322 quilômetros de Fortaleza. De acordo com os pescadores, o horário mais frequente da aparição do animal é no meio da tarde, entre as 14 e 16 horas.

``É quando o vento muda de direção e agita as águas do rio, daí o bicho sobe``, comentou o pescador Raimundo Nonato Dias, 43, que assegura ter visto o jacaré já em duas oportunidades. ``Muita gente já viu, ele tem uns dois metros de comprimento``, completou Raimundo Dias.

Na colônia de pescadores, o assunto é tratado com receio por causa do desconhecimento da procedência do animal. ``Nós não temos dúvida de que ele deve estar nas águas do rio, desde a cheia do fim de abril. Talvez arrastado de algum criadouro. Mas a nossa preocupação é porque o bicho tem aparecido cada vez mais. Ele está acuado e com fome, claro``, alertou o pescador, que disse que até a manhã desde sábado não havia registro de ataque.

A moradora do bairro Alto dos Pescadores, Maria do Socorro Gomes, 29, informou que a população que mora às margens do rio Coreaú está apreensiva, principalmente nos fins de semana. ``A gente tem alertado pessoas que chegam de outras localidades para tomar o banho no rio. O perigo é maior quando trazem crianças. A maioria acredita e toma precauções, mas tem gente que ignora o perigo``, disse.

Moradores e pescadores informaram que o Ibama foi comunicado da presença do jacaré e que a orientação teria sido a captura do animal sem machucá-lo.