A Escola de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar de Coreaú-CE foi fundada no dia 7 de maio de 1969, na verdade com o nome Grupo Escolar Vilebaldo Aguiar.
Vilebaldo Aguiar, de acordo com o que escreveu Leonardo Pildas em seu Livro “História de Coreaú (1702-2002)”, pág. 561, trata-se de MANUEL VILEBALDO FROTA DE AGUIAR, nascido na antiga Palma em 12 de dezembro de 1895, filho de Francisco Felinto Aguiar e Rosa Frota Aguiar, homem de atividades várias e belo histórico, falecido em Fortaleza-CE na data de 13 de maio de 1966.
Segundo ainda o memorialista Leonardo Pildas, na sobredita obra, pág. 405, eram professoras, à época da fundação da Escola: dona Zimar do seu Xaxande, dona Maria Eurinice, dona Zezé do José Teles, dona Deusa, dona Carmélia (irmã do Vicente Alfredo) e outras. Pildas diz que em 1972, o governo do Estado contratou mais professores, dentre os quais os mais conhecidos são o nosso querido e estimado professor Aguiar (O Parentim), a professora Luzia Leite (hoje Diretora-proprietária da Escola padre José Maria de Aguiar), dona Socorro do Pequenino, dona Mazé (esposa do professor Raimundo Parente) entre outros.
A primeira diretora do Vilebaldo foi a professora Maria Lúcia Aguiar Feijó, no período de 1969 a 1976. Foram também diretoras, as professoras Luzia Leite, dona Maria Eurinice, professora Rosário Leite, professora Socorro do Chico Tucum, professor Raimundo Aguiar, professor Benedito Moreira Gomes e professor Antônio de Pádua Araújo. Atualmente, tem como Diretor-Geral o professor Benedito Moreira Gomes.
Passou à atual denominação somente em 1996, ou seja, passou a se chamar Escola de Ensino Fundamental e Médio Vilebaldo Aguiar.
Naquele ano, a direção estava a cargo do professor Benedito Moreira Gomes que, inclusive, foi o responsável pela implantação do Ensino Médio em Coreaú (antigo 2.º grau).
Hoje, a Escola se encontra funcionando a todo vapor, com ótimas dependências físicas reestruturadas ao longo desses últimos 42 anos, um corpo docente composto por excelentes professores e um corpo discente que se aproxima de 500 alunos, além de contar com um quadro de funcionários dedicados e empenhados.
Esse missivista teve a grata felicidade de ter estudado todo o seu Ensino Fundamental na Escola Vilebaldo Aguiar entre 1977 e 1983 e, por graças divinas, mediante aprovação em concurso público, transformou-se dela, no ano de 2004, professor efetivo.
É, sem dúvida, uma escola estadual pioneira e que tem sempre pugnado pela qualidade de nossa educação.
A Escola aniversaria, porém, quem está de parabéns é a comunidade escolar.
Coreaú-CE, 4 de maio de 2011.
FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor de Português (Ensino Médio)