O CEC - Centro de Eventos do Ceará recebeu um público de
aproximadamente três mil pessoas para o show do tenor espanhol Plácido
Domingo, que marcou oficialmente a abertura do espaço multiuso. A
Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o Ministro do Turismo,
Gastão Vieira, o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e o Ministro da
Integração Nacional, Fernando Bezerra, representaram o governo federal
na solenidade. Os anfitriões foram o governador Cid Gomes e Secretário
de Turismo do Ceará, Bismarck Maia. A programação contou ainda com o
show do humorista Tom Cavalcanti.
O novo espaço de eventos recebeu um investimento de aproximadamente
R$ 480 milhões. Destes, R$ 58,5 milhões foram custeados pelo Ministério do Turismo. O investimento total engloba a construção do centro e as obras de acesso na malha viária.
Com capacidade para receber 30 mil pessoas, em uma área construída de
R$ 152,7 mil metros quadrados, a expectativa é que o CEC possa gerar
400 empregos diretos e um total de dois mil empregos indiretos.
Princípios de sustentabilidade foram usados no sistema de refrigeração e
iluminação. A obra atende ainda aos principais requisitos de
acessibilidade para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade
reduzida.
O ministro do turismo afirmou: "Temos total interesse em apoiar obras
como esta, com potencial para atrair eventos e um público diferenciado
para os estados e o Brasil". O Brasil saltou, este ano, da 9ª para a 7ª
colocação no ranking da ICCA - International Congress and Convention
Association entre os países que mais promovem eventos internacionais. Em
2011, a marca foi de 304, um crescimento de 390% nos últimos nove anos.
É o único país sul-americano entre os dez primeiros no ranking da ICCA.
De acordo com a Secretaria de Turismo do estado, mais de 70 eventos já estão marcados para serem realizados no CEC.