A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira a Lei de
Cotas, que destina 50% das vagas nas universidades federais para alunos
de escolas públicas.
Dilma disse que a medida tem como desafio
democratizar o acesso à universidade, mantendo um alto nível de ensino e
a "meritocracia".
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante,
afirmou que a lei servirá para que os melhores estudantes da rede
pública ingressem nos centros de ensino superiores.
"Estamos
abrindo uma oportunidade para que esses bons alunos, os melhores alunos
da rede pública, tenham uma melhor oportunidade de acesso às
universidades federais", disse Mercadante.
Dentro desses 50%
destinados aos alunos das escolas públicas, as vagas serão distribuídas a
partir de critérios de renda e segundo um recorte racial que leva em
conta a população de negros, pardos e indígenas em cada estado. EFE