sábado, 28 de agosto de 2010
Cid evita falar sobre os números da pesquisa
Ausente de alguns eventos, nas últimas horas, ontem o governador retomou as caminhadas no Interior
O candidato à reeleição ao Governo do Estado, Cid Gomes (PSB), não participou da caminhada no Município Ibaretama, ontem pela manhã. Porém, Cid e seus aliados realizaram minicomícios nas cidades de Bela Cruz e Itarema, na parte da noite. Aliados do governador comemoraram o resultado obtido por Cid Gomes na pesquisa Vox Populi, publicada na edição de ontem do Diário do Nordeste, e disseram que a tendência será de crescimento dos percentuais dos postulantes ao Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT).
Hoje, Cid Gomes e sua comitiva realizam caminhada em Senador Sá, pela manhã, e minicomícios nas cidades de Bela Cruz e Itarema, no fim deste sábado. Amanhã, a programação se inicia em Poranga e, no fim da tarde e início da noite, os candidatos da coligação "Por Um Ceará Melhor Para Todos" realizam eventos nos municípios de Mucambo e Coreaú.
Paralelo a agenda de campanha, Clodoveu Arruda, coordenador dos grupos de trabalho que estão colhendo propostas para o plano de Governo de um eventual segundo mandato do postulante do PSB, reúne, neste sábado, na parte da manhã, no Marina Park, os sub-coordenadores de 15 setores para a compilação destas matérias.
Evitando falar sobre os números das pesquisas que lhes favoreciam com o aumento do percentual de intenções de votos, por meio de sua assessoria de imprensa, Cid Gomes (PSB) declarou que "pesquisas são realidades do momento. Vamos continuar trabalhando muito para apresentar nossas realizações, projetos e propostas para o Ceará e os cearenses", colocou.
Aliados
O candidato a senador, Eunício Oliveira (PMDB), aposta nos excepcionais desempenhos de Dilma Rousseff (PT) para presidente e Cid para governador no Estado, para melhorar os números apresentados por ele e seu companheiro de chapa senatorial, José Pimentel (PT).
"A pesquisa do Vox Populi foi realizada poucos dias depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O eleitor primeiro decide o voto nos seus candidatos para presidente e governador. Pelos números apresentados, Dilma e Cid estão praticamente consolidados. Somente faltando poucos dias da eleição é que o votante vai decidir seu voto para os senadores. Na campanha de 2006, há 15 dias da eleição, o Inácio Arruda (PCdoB) estava 10 pontos atrás do Moroni Torgan (DEM), e aí, com a consolidação do Cid, o crescimento do Inácio veio como consequência", ressaltou Eunício Oliveira.
O deputado federal José Guimarães, vice-presidente do PT cearense, afirmou que as metas estabelecidas para as campanhas de Dilma Rousseff e Cid Gomes estão bem definidas, destacando que, agora, a meta é buscar as vitórias de José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) para o Senado Federal. "Dilma deve alcançar 75% dos votos dos eleitores no Estado, como Cid deverá ser reeleito. Agora, é manter o ritmo e buscar eleger os nossos senadores", colocou o deputado petista.
Como dirigente do PT, Guimarães reforçou que a imagem de Pimentel será mais vinculada à sua agremiação. Indagado se tal ação não poderá atrapalhar a campanha conjunta de Eunício e Pimentel e criar problemas para a coligação toda, o petista disse que não.
"Pimentel é nosso primeiro nome e o Eunício é o segundo. É normal e legítimo mantermos a campanha unificada, mas vamos associar mais o Pimentel ao vermelho do PT, o senador do PT. Temos estratégias conjuntas, porém temos ações próprias e o Eunício tem as dele", justificou o parlamentar.
Enquanto isso os peemedebistas também trabalham a consolidação do nome de Eunício Oliveira, para que ele seja o mais votado dos dois candidatos ao Senado Federal.