segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RI MELHOR QUEM RI DE MUITOS

Francisco Everardo Oliveira Silva é um palhaço! Palhaço de circo mambembe que, às custas de graça boba e de péssimo gosto, caiu nas graças de quem gosta de piadas de mau gosto. Somos um país atípico e de gente atípica que muitas vezes tem gosto atípico. A verdade é que Francisco Everardo Oliveira Silva, muitíssimo mais conhecido pelo apelido de Tiririca, pegou corda e candidatou-se a deputado federal. Candidatou-se e ganhou bonito em São Paulo. Mais de um milhão e meio de votos! As desculpas é que se tratou de um voto de protesto. Voto de protesto uma vírgula. Voto de quem não leva o país a sério.

Não bastassem a votação dos malversadores do dinheiro público, as falcatruas de muitos políticos caras de pau, descarados e cínicos, flagrados e exibidos com a cara mais lisa do mundo, guardando propinas ou agradecendo a deus pelos quinhões com que se locupletaram em artimanhas verg onhosas, as candidaturas de mulheres pera e outras frutas, da mulher do ex-governador do Distrito Federal, com a fama de mais sujo que pau de galinheiro, um Estado como São Paulo elege um palhaço para a Câmara Federal. Alardeia-se que o cidadão Tiririca não sabe nem mesmo assinar o nome, mas ganhou de lavagem que muito político letrado.

Normalmente, é uma plateia inteira que ri de um palhaço no meio do picadeiro do circo, seja ele mambembe, de periferia ou de Soleil. Tiririca superou-se. Tiririca, assumindo ou não a cadeira de Deputado Federal, é um palhaço que riu de uma plateia de mais de um milhão e meio de paulistas metidos a besta e ainda esnobou com as declarações de campanha, em que dizia que "pior do que estava não ficava".

Tiririca, o modesto palhaço cearense, riu de mais de um milhão e meio de paulistas e escutou deles a desculpa do voto de protesto. Protesto essa quantidade de eleitores devia fazer, em praça pública, com as caras pintadas ou não, ostentando narizes de palhaço ou não, contra a violência, pedindo providências, pedindo as cabeças de políticos inescrupulosos que se fartam e se esfalfam em cima de falcatruas, com as roubalheiras, com os apaniguados como a família de Erenice. Tirica talvez nem se importe se vai poder assumir ou não. Já ganhou mais fama, vai ter cachê mais alto, vai ser mais assediado, vai ganhar mais dinheiro e vai continuar rindo por ter feito mais do que a população de muitas cidades nordestinas, com seu jeito pobre de fazer graça, com as suas piadas picantes. Caso assuma, vai mudar de circo, mudar de picadeiro.

Certamente, se lhe conferirem o diploma de deputado federal, vai fazer suas palhaçadas de paletó e gravata, de mãos dadas com os tipos bizarros que ganham mídia com suas alpercatas, seus cabelos pintados de preto graúna. As piadas dos circos mambembes podem até render pouco dinheiro, mas as gracinhas que muitos polí ticos fazem com a população rende uma dinheirama e enquanto Tiririca não for assediado pelos contumazes que se locupletam com o dinheiro que nos pertence, vai ter motivo de sobra por ter feito mais de um milhão de paulistas de besta...

A. CAPIBARIBE NETO

Fonte: Diário do Nordeste, 10/10/2010

Sugestão: Davi