segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vereador ou Viriador?


Se perguntarmos a qualquer cidadão consciente qual é o papel de um vereador na sociedade, de imediato irá pensar e instantes depois com fidúcia irá nos dizer: fiscaliza. Mas só?! Bom, fiscalizar é mesmo a palavra ideal para comungarmos com o papel de um legislador. Fiscalizar mesmo tudo que o cercam, especificamente, todas as ações em torno do legislativo, passando por todas as secretarias e criando leis seguras e de garantias para a melhoria da vida de todos.

Bom, mas será que nossos vereadores de nossa querida PALMA fazem mesmo isso? Será que eles fiscalizam o nosso prefeito? Será que eles estão criando leis ou projetos de melhoria para todos para serem executadas? Eis as questões que somente nós podemos responder olhando para a Coreaú de Hoje!

No entanto em contraposição a essa idéia existe também a do VIRIADOR, isso mesmo, viriador. Que dentre suas especialidades está o fato de ficar na “Virilha” desde sempre do prefeito. O Viriador, geralmente fica mais na prefeitura do que propriamente na câmara, é lá que ele trabalha, tendo em vista que é um trabalho girando em torno não do coletivo e sim do individual. Quando lá ele protege, segura e cuida dos interesses do “Cabra eleitoral” e de uma pessoa ligada a ele e conseqüentemente a sua família.

Então, em Coreaú temos mais vereadores ou viriadores? Quais dos dois têm mais evidência nas ações de nosso município?

Enfim, eis as questões postuladas para o debate, antes porem, fica nosso manifesto, deveras, que tão bom seria se nós elegêssemos de fato vereadores, pessoas que compartilha interesses do bem comum e não “a comum do bens” como existem em nosso querido município. Mas, vamos ver se os cidadãos da polis possam melhorar em suas escolhas, uma vez que é ele que decide seus próprios rumos.

José Neto, Ubaúna - Coreaú