quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Educação em Coreaú

Nesses anos 2000 em Coreaú tivemos em torno de Cinco prefeitos, isso mesmo. Mas será que durante esse tempo a nossa educação em cada administração dessas que se passou teve de fato avanços significantes se levado em consideração o numero de analfabetos, e a inclusão de novas técnicas para o aprimoramento dos professores e alunos.

O que se sabe a fundo é que a população do município de Coreau esta cada vez mais aumentando e as escolas na zona rural fechando, isso mesmo. A pergunta, que nos cabe discutir é: Porque fechar uma escola? Qual a razão? Será que é pra dar emprego a um cabra eleitoral, na famosa linha de transporte?!

Nessas duas ultimas administrações recentes a atual e a passada o que se ver foi o alto numero de escolas fechando. Culpa, dos gestores? Ou mesma da população de cada região?! Em Ubauna, nada mais do que: Ipu dos Lopes, Conceição, Cacimbas do Ribeiro, Visitação, e outras mais todas fechadas - sem falar na creche das ruas dos motos, fechada segundo informações por questão de aluguel.

Conforme se ver no portal transparência: [ http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/municipios/receitas/mun/047/versao/2010 ] O FUNDEB dispõe para o município de Coreau anualmente mais de 6 milhões de reais, a pergunta que nos cabe discutir é: Será que esse dinheiro está sendo bem distribuído? Será que estamos em evidencia tendo avanços? Será que nossos transportes públicos sejam na sede, nos distritos e nas zonas rurais são de qualidades? Será que nossos secretariados estão administrando com rigor e eficiência esses recursos da educação? Será que os gestores das escolas da sede, dos distritos e da zona rural são preparados pedagogicamente para tal função?!

E por essas e outras que bom saber dessas verdades, afinal de contas são nossos filhos e as futuras gerações que estão nesse município se educando... E recebendo com profunda luz o conhecimento... Enquanto que talvez, os filhos das pessoas que estão administrando a educação nesse município estejam em uma escola particular... Assim caminha a humanidade;
Vamos aguarda as respostas...

Jose Neto – Ubauna, Coreaú.