O objetivo é verificar como está a implantação e o funcionamento dos sistemas de água nas comunidades rurais
Fortaleza. A equipe de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realizou visitas a Municípios cearenses, dentro do cronograma de execução de auditoria no setor de saneamento básico. A ação faz parte do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas, que já avaliou anteriormente as diretrizes de educação e saúde.
A pesquisa foi feita por amostragem em 14 cidades, buscando contemplar todas as regiões do Ceará. Os Municípios selecionados foram: Amontada, Baixio, Catunda, Coreaú, Ibaretama, Independência, Ipaumirim, Jaguaribara, Madalena, Ocara, Palhano, Paramoti, Quixeramobim e Santa Quitéria.
Os técnicos Ricardo Dias, Jocyrrégia Peixoto, Francisco Evangelista, Fátima Brasil, Sérgio Conde e Emilson Neto, realizaram a pesquisa no período de 16 de novembro a 3 de dezembro. Depois de coletados os dados, a equipe da AOP irá elaborar o Relatório de Auditoria, que é o instrumento formal e técnico por intermédio do qual comunicam-se os objetivos e as questões de auditoria, a metodologia utilizada, os achados, as conclusões e a proposta de encaminhamento.
"Foram entrevistadas 390 famílias nestes 14 Municípios cearenses. Ainda estamos na fase de consolidação dos dados, mas estamos inclusive trabalhando em turnos extras para entregar o resultado da pesquisa dentro do prazo determinado, que é 31 de dezembro", afirma o coordenador técnico da Secretaria de Controle Externo do TCE-CE, Ricardo Dias.
Pesquisa
Os técnicos aplicaram a técnica de auditoria "entrevista estruturada" junto aos beneficiários e operadores dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais. Nessa técnica, o entrevistador segue roteiro fixo e padronizado de perguntas, cuja ordem e redação permanecem invariáveis.
A utilização de perguntas fechadas, com respostas-padrão pré-elaboradas, facilita o tratamento estatístico das informações coletadas. Também foi realizado o procedimento técnico "inspeção", o qual possibilitou a constatação da existência física dos componentes do sistema de saneamento (poço, motor, reservatório e dessalinizador), bem como a verificação do seu estado de conservação (vazamentos e fissuras).
Apesar de ainda estarem em fase de consolidação dos dados, Ricardo Dias adiantou que os técnicos observaram, em todas as cidades visitadas, a importância do saneamento básico na vida das comunidade e a necessidade de melhorias como a ampliação ao acesso a aparelhos dessalinizadores. "A pesquisa foi feita num período de muita escassez de água, nos meses em que não chove. Esperamos que a pesquisa contribua para melhorar essas condições".