Ele sucedeu o também cearense Pedro Brito.
O engenheiro ingressou no serviço público na gestão de Ciro Gomes
O ex-prefeito de Sobral, no Ceará, Leônidas de Menezes Cristino (PSB), assumiu o cargo de ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos nesta segunda-feira (3).
Seu antecessor no cargo era o também cearense Pedro Brito.
Formado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza, em 1982, Cristino dedicou-se à engenharia rodoviária. Em 1989, ingressou no serviço público como diretor de operação na gestão do então prefeito de Fortaleza, Ciro Ferreira Gomes.
Entre 1991 e 1994, foi secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará. Em 1995 elegeu-se deputado federal, e entre 1999 e 2002 foi secretário de Obras da Prefeitura de Sobral.
Em 2002, Leônidas Cristino foi novamente eleito deputado federal. Dois anos depois, ele foi eleito prefeito de Sobral e renunciou ao mandato de deputado para assumir o comando do executivo.
Leônidas Cristino nasceu em Coreaú (CE), no dia 3 de junho de 1957, é casado com a advogada Maria Esther Frota Cristino, com quem tem dois filhos - José Leônidas de Menezes Cristino Filho e Larissa Maria Frota Cristino.