segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dengue já vitima 22 pessoas

A partir de hoje, ações do fumacê devem chegar a quatro cidades do interior no intuito de diminuir a transmissão

Sobe para 22 o número de mortes por dengue no Ceará. O aumento é em decorrência dos óbitos confirmados nas cidades de Morada Nova e Caucaia. Ambas as vítimas eram do sexo feminino, possuiam 14 e 69 anos respectivamente, e faleceram em março. O caso de Morada Nova foi o primeiro, até o momento, constatado com DENV 4.

Com relação ao número de confirmações da doença, até ontem, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), indicava uma variação de 20,9%. Ou seja, hoje o Estado possui 10.052 pessoas infectadas pelo Aedes aegypti, enquanto que na última sexta-feira, dia 1, esse quantitativo correspondia a 8.308.

Já a situação da Capital acompanha o ritmo do Estado, isso porque, com uma variação de 21,4% no número de doentes, sobe para 2.920 os casos confirmados. Há uma semana esse valor era de 2.405.

No interior a transmissão da doença continua bastante significativa, das 1.744 novas confirmações dessa semana, 1.229 são de lá. A cidade de Itapipoca é a que detém o maior números de casos, com 794. Porém a região norte foi a que teve os maiores registros, 132 a mais.

Desta região, apesar de não haver nenhum óbito, como também nenhum caso grave, as cidades de Varjota, Santa Quitéria, Massapê, Catunda e Coreau são as que mais preocupam.

Isso porque, a incidência está acima do permitido, ou seja, acima de 300 casos por cem mil habitantes. Para se ter uma ideia, a cidade de Varjota registra uma incidência de 1056,18.

Com relação ao aumento gradual dos casos e dos óbitos no Estado, o coordenador de Promoção e Proteção a Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, informou que medidas estão sendo tomadas e que o foco agora é na assistência médica."Todas as cidades estão com estoque de soro oral para três meses, e caso necessitem, temos mais 300 mil de reserva". Além disso, Fonseca informou que hoje, os carros de Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecidos como Fumacê, devem fazer borrifação nas cidades de Quixadá, Orós, Boa Viagem e Canindé.