Os cartórios eleitorais terão que encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a próxima segunda-feira, as informações relativas aos eleitores que estavam com o título eleitoral passível de cancelamento e não regularizaram a situação até o dia 14 de abril.
No início do próximo mês, o TSE vai divulgar a relação dos eleitores que tiveram o título cancelado porque deixaram de votar nos três últimos pleitos consecutivos e não justificaram a ausência. No Estado do Ceará, estavam com o título passível de cancelamento 53.386 eleitores e, de conformidade com os dados publicados pelo TSE, apenas 1.865 eleitores regularizaram a situação, dentro do prazo estabelecido, permanecendo passíveis de cancelamento 51.521 inscrições.
Esse número ainda está sujeito a mudanças porque os dados que o TSE receber das zonas eleitorais serão processados até o dia 29 deste mês. Os cartórios eleitorais, em 6 de maio, deverão divulgar a relação dos títulos cancelados no âmbito da sua jurisdição. Os municípios Cearenses com menor quantidade de títulos passíveis de cancelamento são: Eusébio, com apenas um, Palhano e Senador Sá, com 12, e Pacujá, com 13. Em Senador Sá apenas um eleitor compareceu para regularizar a sua situação.
Municípios
No Eusébio, Palhano e Pacujá, o índice de comparecimento foi zero. Em vários municípios ninguém compareceu para regularizar a situação. Como esse procedimento poderia ser feita em qualquer cartório eleitoral é possível que eleitores do Interior tenham regularizado a situação na Capital ou em outra cidade.
Fortaleza foi a cidade cearense que registrou maior procura. Mesmo assim será onde haverá maior número de títulos cancelados do Estado. O total de eleitores da Capital com o título passível de cancelamento era 18.854 e apenas 656 compareceram, segundo os dados divulgados pelo TSE.
A situação do Ceará não é diferente de outros Estados porque, em todo o Brasil, apenas 62.382 pessoas compareceram aos cartórios para regularizar a situação e mais de um milhão de eleitores porão ter o seus títulos cancelados.