quarta-feira, 29 de junho de 2011

COREAÚ 26 DE FEVEREIRO DE 1999

Coreaú realiza encontro de ovinocaprinocultura 


     Coreaú (Sucursal/Sobral)-- A Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), o Sindicato Rural e a Embrapa Caprinos realizaram ontem, 26, o I Encontro para o Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura do Município de Coreaú. Apoiaramo o evento a Ematerce, Banco do Nordeste, Sebrae, Prefeitura Municipal e Senar/CE.A programação teve início às 8 horas, no Coreaú Social Clube, com palestras e debates, terminando com a criação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos, bem como a implantação de consultorias técnicas.

     Na abertura do encontro de Coreaú, o presidente Torres de Mello, da Faec, fez uma abordagem sobre a ovinocaprinocultura como uma alternativa para a economia rural, ao mesmo tempo em que mostrou as vantagens desta atividade. O chefe geral da Embrapa Caprinos, economista Luiz Antônio de Araújo Lima,considera que o evento goi importante para o debate sobre a racionalidade da exploração caprinma e ovina como um agronegócio. Também participou o presidente da Ematerce, José Luciano Chagas rabelo.

     Durante as palestras foram abordados temas como empreendedorismo, com o técnico do Sebrae Hugo Macário; manejo reprodutivo, manejo sanitário e desenvolvimento da ovinocaprionocultura, com os pesquisadores Diones Oliveira Santos, Elizabete Rodrigues da Silva e José Ubiraci Alves, todos da Embrapa Caprinos, que tem sede em Sobral. Em outra etapa, houve uma palestra com o agente de desenvolvimento Raimundo Nonato Teles, com o tema “A visão do Banco do Nordeste sobre a ovinocaprinocultura”.

     SOBRAL - A Embrapa Caprinos realizou, recentemente, no auditório central, uma palestra do pesquisador Francisco Selmo Alves sobre aspectos sanitários da Ovinocaprinocultura, com o objetivo principal de esclarecer pontos necessários ao correto manejo sanitário de rebanhos, como também apontar causas e soluções das perdas produtivas. Estiveram presentes assistentes de pesquisas, estagiários de agronomia, de medicina veterinária e alunos de zootecnia. O chefe geral da Unidade, Luiz Antônio de Araújo Lima, prestigiou o acontecimento.

     O palestrante fez uma introdução, mostrando como está a sanidade dos rebanhos no estado do Ceará. Também foram abordadas outras questões, como a medicina veterinária preventiva, instalações e medidas sanitárias.