terça-feira, 21 de junho de 2011

QUEM SE LEMBRA DO…


Estava fazendo uma rápida “faxina” nos meus HDs e DVDs de backup antigos quando de repente me deparei com um objeto quadrado com aproximadamente 10 cm de altura. Em um dos lados uma chapinha de metal deslizante dava acesso a um disco de plástico de cor marrom. Confesso que fiquei uns 30 segundos com um ar de dúvida, meio que de brincadeira. Para que serviam 1,44Mb mesmo? Sim, eu havia encontrado um antigo disquete.
Foi aí que parei para pensar: quantas tecnologias, programas e sistemas já passaram por nossos computadores? Indo um pouco mais além quantos computadores, notebooks, celulares entraram e saíram de moda sem que sequer nos déssemos conta? Por isso, criei uma lista e queria compartilhar com vocês e, por que não, receber, nos comentários ou no twitter, mais itens para esta relação de “tecnologias esquecidas”.

Quem se lembra?

Disquetes (5 1/4″ e 3 1/2″) e da fita cassete? Eram neles que armazenávamos os primeiros dados de nossa vida digital. A Capacidade era mínima. No caso da fita cassete ainda estávamos submetidos a picos de luz que, se alterassem o tom do zumbido emitido para a máquina, invalidavam o carregamento do programa.
Winamp: liderava os set lists antes do iTunes. Hoje, ficou esquecido em função de players nativos dos sistemas operacionais. Será que tem alguém que ainda usa?
Netscape: foi descontinuado em 2007. Tem um inegável valor histórico mas perde de longe em funcionalidades frente ao Chrome e ao Firefox, que se desenvolveu com base no antigo código fonte do Netscape.
ICQ: no final dos anos 90 era comum ouvir o “oh-ho” por onde você andava nos escritórios mais conectados. Com o tempo o serviço foi ficando para trás em funcionalidade e invovação, tendo o mesmo fim do MIRC, o saudosismo. Este segundo reunia só os mais iniciados pois tinha uma interface pouco amigável e exigia de seus usuário conhecimentos de programação!
Napster e KazaA: inauguraram a era da troca de arquivos, sobretudo musicais, via protocolo P2P. De quebra, faliram a indústria fonográfica! Hoje são respeitáveis lojas online de venda de música autorizada.
A lista pode continuar por vários itens. Mas, queria passar a bola para vocês.
Me digam: qual tecnologia que era o máximo e hoje você acha simplesmente ultrapassada?
Blog da Lu