quarta-feira, 29 de junho de 2011

UM PETISTA QUE NÃO VENDEU A ALMA AO DIABO

Líder sindicalista dos bancários, prefeito de Porto Alegre, Ministro de Estado, governador do Rio Grande do Sul. Olívio Dutra (foto), 70 anos, tem uma pensão como ex-governante gaúcho e é aposentado como funcionário do banco estadual. Juntando tudo dá cerca de R$ 20 mil por mês. Dá para viver sem grandes atropelos. Olívio, no entanto, leva uma vida relativamente modesta, ao contrário de muitos petistas que no poder "encheram a burrinha” de dinheiro. Mora num apartamento simples numa rua barulhenta do centro de Porto Alegre e normalmente circula na cidade de ônibus (não tem carro nem sabe dirigir).  Segundo o jornalista Lucas Azevedo, da Carta Capital, seu imóvel todo é menor do que a varanda do ap. comprado em São Paulo por Antônio Palocci por mais de R$ 6 milhões e meio de reais.
No apartamento do ex-governador os móveis são todos antigos, como o sofá, que já completou 20 anos. Discos, livros e alguns brindes que ganhou quando foi Ministro das Cidades, no Governo Lula. Na sala só tem de objeto novo apenas uma TV de tela plana. No mais, nenhum luxo desnecessário.

Olívio é graduado em Letras, nunca quis saber de dar consultoria para ganhar mais dinheiro e quando faz palestras, sobre Línguas ou por conta de sua experiência política, não recebe nenhuma remuneração.

Taí um petista diferenciado. Dos bons tempos em que o PT era o guardião da ética na vida pública brasileira.

Roberto Almeida