terça-feira, 23 de agosto de 2011

Compra de Hilux é mais econômica, diz secretário


“O Governo do Estado informou que a economia foi o motivo para a compra de 150 picapes Hilux para substituição da frota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O valor dos veículos é de aproximadamente R$ 25 milhões. Os argumentos técnicos para a aquisição dos veículos foram apresentados ontem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra, e o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, entregaram os esclarecimentos e justificativas ao relator do processo, Itacir Todero, conselheiro substituto e auditor do TCE. O processo encontra-se sob análise técnica da 7ª inspetoria de controle externo do Tribunal.
O pleno do TCE, a pedido do Ministério Público de Contas, determinou, no último dia 19 de julho, a suspensão cautelar da licitação. A Corte considerou que as exigências para compra dos veículos (tração 4×2, 4×4, e 4×4 reduzida com acionamento por alavanca) privilegiavam exclusivamente a Toyota, comprometendo assim a competitividade entre as montadoras interessadas.
Economia
O Governo argumentou que é mais vantajoso economicamente adquirir veículos de grande porte, devido ao difícil acesso de estradas no Interior. Acrescentou que carros similares de outras marcas não dispõem dos mesmos recursos das Hilux.
“Nós pedimos esclarecimentos exatamente sobre essa questão relacionada à economicidade, para saber se é realmente mais vantajoso a compra das Hilux”, disse o relator. “Ainda não tenho nenhuma opinião formada sobre manter ou não a suspensão. O que há de concreto é que a licitação está suspensa. Agora vamos analisar esses documentos”, disse Itacir.
Após essa análise, os representantes do Estado participarão de reunião, ainda sem data marcada, com todos os conselheiros do Tribunal, quando a matéria será julgada.”
(O POVO)