No município cearense, que já possui réplica do Arco do Triunfo, vereadores aprovam construção de símbolo de Israel, mas rejeitam WTC
Foto: The New York Times
Peregrinos de igreja russa passam em frente ao Muro das Lamentação, em Jerusalém Oriental: vereadores de Sobral querem ter uma réplica na cidade
Segundo o vereador Rodolfo Basílio (PSB), autor das duas propostas, seus colegas de Câmara não entenderam bem o projeto. “O pessoal se assombrou com as torres. Se apressaram, não leram e pediram para tirar de pauta provisoriamente. Tinham que ter lido a justificativa”, explicou à reportagem do iG.
Foto: Divulgação
O Arco do Triunfo de Sobral
“
Com a ideia do Muro das Lamentações o parlamentar teve melhor sorte. Se as Torres Gêmeas foram rejeitadas imediatamente, o monumento religioso foi aprovado sem problemas, mesmo diante da fama de “polêmico” que Basílio diz ter e da ausência de uma comunidade judaica na cidade - que poderia, com algum esforço, justificar a obra.Seriam dois prédios de oito a 10 andares para agregar todo o secretariado. Nesses mesmos prédios ficariam o gabinete do prefeito e a Câmara Municipal, tudo nos moldes das torres", diz vereador
O próprio Basílio admitiu não conhecer um judeu sequer vivendo em Sobral, mas o desejo de ver a cidade ornada com a imitação de um símbolo do judaísmo falou mais alto. “O muro, em minha opinião, seria agregador de todas as religiões, não importa que não tenhamos judeus aqui”, diz ele.
Caso o projeto de indicação seja acatado pelo prefeito da cidade, o vereador já tem uma sugestão do local onde o monumento religioso ficará: no pé da serra da Meruoca, distante quatro quilômetros da sede do município. “É um lugar tranquilo, sem barulho de carro, sem poluição. Quem quer rezar precisa disso”.
O prefeito Clodoveu Arruda (PT) não foi localizado pela reportagem para dizer se pretende ou não executar a sugestão do vereador.
Atrativos turísticos
A cidade conhecida como Princesa do Norte tem seu Arco do Triunfo que reverencia Nossa Senhora de Fátima. O monumento original, em Paris, homenageia as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Além disso, tem uma grande ponte sob o caudaloso rio Acaraú. Mas, para o vereador, isso é pouco. “Você tem que criar mais coisas para o pessoal ver”, avaliou o vereador de terceiro mandato.