Após os alunos passarem por três outros prédios que continham os mesmos níveis de dificuldades dos anteriores finalmente chegaram ao espaço em que hoje se encontra o Anexo Flora de Queiroz Teles. Atualmente a mesma funciona nas instalações da Escolinha Santa Rita que possui seis salas sendo duas improvisadas, feitas de PVC.
Nessa caminhada a escola contou com pessoas que contribuíram imensamente para o sucesso da instituição, essas pessoas são os professores, que se dedicam diariamente para que os alunos obtenham o máximo de êxito possível. Falando em professor a Flora Teles ao longo desses anos foi privilegiada, pois contou com a participação de excelentes profissionais que certamente fizeram e fazem a diferença, estes com certeza contribuíram enormemente para que muitos alunos se destacassem, tendo a extensão aprovado mais de 100 alunos no vestibular, além de destacarem-se em concursos, avaliações externas como o ESPAECE etc. Alguns destes alunos retornaram a escola como professores.
Devido essas conquistas Araquém ganhou um prédio do governo do estado com estrutura de acordo com os padrões das novas escolas que o estado vem construindo, contento: quadra poliesportiva coberta, salas para três laboratórios de Ciências, um espaço para Laboratório de Informática, um pequeno anfiteatro, cozinha e área de convivência, além de salas amplas, com iluminação natural e janelas. Essa escola foi batizada com o nome Maria Menezes Cristino.
Essas coisas foram adquiridas graças ao sucesso que os alunos do anexo vêm obtendo. Toda essa trajetória, tanto de dificuldades, quanto de sucessos foi acompanhada desde o início naquela reunião por um educador que sempre demonstrou muito amor a sua profissão, como professor é notável seu envolvimento com a causa educacional de nosso distrito. Por isso esperamos que na próxima fase do ensino médio em Araquém possamos contar ainda mais com o seu excelente trabalho se possível direcionando os trabalhos da nossa nova escola. O nome desse esforçado educador é José Maria Gomes de Lima.
Autor: Hélio Costa