quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CBF confirma times da Libertadores na Copa do Brasil de 2013 e retorno da Copa do Nordeste

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um pronunciamento no início da tarde desta quinta-feira (1º), no Rio, para anunciar mudanças no calendário e no formato de disputa de competições do futebol brasileiro. E a principal delas envolve a Copa do Brasil. Ela passará a ser realizada, a partir de 2013, entre março e novembro, e terá como outra principal novidade o fato de que contará com os times do País que disputaram a Copa Libertadores da América no mesmo ano.
O torneio nacional, que é costumeiramente realizado no primeiro semestre, voltará a ser disputado neste período em 2012, em respeito ao Estatuto do Torcedor, mas a partir do ano seguinte será enquadrado neste formato mais longo de disputa e com um maior número de equipes. Com isso, ele poderá contar com os clubes que estarão na Libertadores, que se encerra no primeiro semestre.
Pelo novo formato de disputa, a Copa do Brasil começará a ser disputada por 80 clubes, enquanto o modelo atual conta com 64. O atual sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, será mantido até que sobrem apenas 10 times classificados. A partir daí, seis clubes brasileiros que jogaram a Libertadores no mesmo ano entrarão na competição nacional, formando o grupo de 16 equipes que estarão nas oitavas de final.
Caso apenas cinco clubes brasileiros disputem a Libertadores e o País não tenha um sexto representante na competição continental, a sexta vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil fica com o time mais bem colocado no ranking nacional.
Desta forma, a Copa do Brasil ganhará ainda mais importância e representatividade no calendário nacional, que conta com o Campeonato Brasileiro como a sua principal competição na temporada.
Copa do Nordeste
Além de anunciar o futuro formato da Copa do Brasil, Ricardo Teixeira revelou que a Copa do Nordeste voltará a ser disputada sob a chancela da CBF e também acontecerá com uma nova forma de disputa, ainda não explicada.

Serão 16 clubes: três da Bahia, três de Pernambuco, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe. Não haverá clubes do Piauí e do Maranhão.

Fonte: DN