Sobral A primeira escola de tempo integral desta cidade da Zona Norte do Ceará começa a funcionar na abertura do ano letivo de 2012 no próximo dia 23. A Escola Ministro Ciro Gomes, no bairro Colina, na sede do Município, será uma experiência pioneira, que deve ser replicada nas demais escolas sobralenses. Inicialmente, a Ciro Gomes vai atender a 120 alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental com turno (manhã) e returno (tarde) em quatro amplas salas de aula e na estrutura da Vila Olímpica Ciro Gomes, que está sendo finalizada.
Os últimos retoques para o funcionamento da Escola de Tempo Integral estão sendo dados pelos operários. Pintura, ar-condicionado, cadeiras e todo material necessário para a Ciro Gomes serão colocados nos próximos dias. O secretário de Educação de Sobral, professor Júlio César da Costa Alexandre, quer universalizar a modalidade nas escolas sobralenses.
"Vamos tentar atingir esta meta a partir de duas experiências", diz Júlio César. Além da Ciro Gomes, uma outra Escola de Tempo Integral será construída este ano no distrito de Aracatiaçu e funcionará anexa à atual Escola Francisco Aguiar. "Lá serão 12 salas de aulas em tempo integral. Neste ano, vamos fazer a licitação e a construção para que ela entre em funcionamento a partir de 2013", diz ele.
Júlio César destaca que atualmente cerca de 25% dos 35,3 mil alunos sobralenses têm jornada ampliada em várias escolas. "Eles já estudam no turno e contraturno", adianta o secretário, lembrando que, pela manhã, são as aulas do currículo normal e à tarde tem reforço, dança, teatro, informática, contação de história e esporte.
Fonte: DN