A Capitania dos Portos no Ceará notificou, de dezembro de 2011 até fevereiro deste ano, 108 proprietários de jet ski só no Ceará. As fiscalizações fizeram parte da Operação Verão, que verificaram as condições e documentação ainda de 650 jet ski.
Ainda como resultado da operação, 11 veículos foram apreendidos e foram aplicadas 17 infrações, além de três inquéritos administrativos. Ao todo, estão registradas junto à Capitania dos Portos no Ceará, 1.976 embarcações consideradas de esporte recreio, entre elas estão as moto aquáticas.
"É preciso seguir algumas regras, algumas recomendações que são obrigatórias, repassadas pela capitania dos portos", afirma o capitão de corveta Reinaldo Cerqueira. "É preciso ter a carteira de Arrais Armador, usar colete salva-vidas, além de prender, com uma presilha, o condutor ao veículo utilizado em água, além da inscrição da embarcação. Não teve um desses itens, a capitania pode até apreender a embarcação", lembra o capitão.
No Ceará, o uso de jet ski é comum, por exemplo, na lagoa do Banana, no distrito de Cumbuco, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Na lagoa, o espaço as vezes é dividido entre banhistas e embarcações como os jet skis. Para os banhistas, a área de utilização na lagoa é delimitada por cordas e cones.
Fonte: NE10