Uma criança de nove anos de idade está internada em um hospital do município de Barbalha, no Cariri cearense, com suspeita de ter contraído raiva, após ser mordida por um sagui – também conhecido como sonhim.

O menino foi mordido pelo animal silvestre há 30 dias no município de Jati (a 524 quilômetros de Fortaleza). Segundo a Secretaria da Saúde  do Ceará (Sesa), os exames clínicos realizados pelos médicos do hospital e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) apontam para o diagnóstico de raiva humana.
O Ministério da Saúde está acompanhando o caso. A Unidade Técnica de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Vigilância de Vigilância em Saúde, informou que somente um exame realizado em São Paulo irá confirmar ou não o diagnóstico da doença. O resultado deve sair até sexta-feira.

Em 2010, duas pessoas morreram vítimas da doença no Ceará. Uma criança de 11 anos, também foi mordida por um sagui, no município de Ipu. O segundo caso foi de um homem de 26 anos. Ele contraiu a raiva humana após ser mordido por um cão, no município de Chaval.

A raiva é uma doença transmitida quando o vírus presente na saliva do animal infectado entra no organismo da pessoa.
As informações são do IG