segunda-feira, 19 de março de 2012

São José: Padroeiro do Ceará terá programação religiosa e social

Católicos reverenciam São José, o santo padroeiro do Ceará, em 19 de março. No feriado estadual, uma extensa programação será realizada pela Arquidiocese de Fortaleza.


São José é lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Maracanaú, Paramoti, Itapery, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz, Santa Fé, na Barra do Ceará e em outras comunidades. O pároco da Catedral, Padre Clairton Alexandrino, falou à ABN sobre a devoção do cearense católico ao santo.

A tradição dos católicos cearenses reverenciarem o santo vem desde quando Aquiraz foi a primeira capital do Ceará (de 1713 a 1726) e escolheu São José como padroeiro. Depois que a capital foi transferida para Fortaleza, “o santo passou a ser automaticamente o padroeiro de todo Estado”, explica Padre Clairton.

No Ceará, principalmente no sertão, o dia de São José – 19 de março – é aguardado com muita expectativa. Existe a crença que se chover nesse dia vai haver bom inverno. O Padre Clairton lembra que essa tradição popular começou porque no período dos festejos de São José sempre chove, graças a passagem do equinócio quando há mudança de estação no hemisfério sul, possibilitando maior incidência de chuvas.

Mas vale pedir chuva ao santo? “Os santos são nossos intercessores junto de Deus, nada impede que apresentem nossas necessidades. Continua válida esta fé no poder do santo alcançar a graça de um bom inverno para que haja fartura na mesa de nossos irmãos”, diz o Padre.

Esposo de Maria e pai terreno de Jesus, São José é, conforme o Padre Clairton, “ um exemplo de quem sabe ouvir e praticar a palavra de Deus. Não exige provas, mas se abandona totalmente ao que Deus lhe propõe. Esta sua absoluta confiança não lhe causou decepção mas a certeza de que é feliz quem a Deus se confia, como diz o salmista.”