terça-feira, 17 de abril de 2012

Governo do Ceará abre a rede de banda larga para as prefeituras do interior

Os municípios interessados em se conectar ao Cinturão Digital devem responder ao edital da Etice.

As prefeituras do interior do Ceará que quiserem se conectar ao Cinturão Digital, a rede de fibras óticas do estado, deverão responder ao edital de chamada pública da Empresa de TI do governo do Estado (Etice) 001/2012, onde estão descritas as contrapartidas e os critérios de classificação das propostas dos municípios. O edital fornecerá até 2 Gbps para os municípios. A idéia central é que as prefeituras contempladas administrem a banda cedida, utilizando-a no setor administrativo e em projetos sociais no município. Os projetos devem assegurar o acesso da população em planos a partir de R$ 29,90 para 1 Mbps, em praças e pontos de interesse da prefeituras.

Com este edital o governo estadual garante o transporte de dados. As prefeituras terão que contratar a última milha e a internet em Fortaleza com provedores. De acordo com Fernando Carvalho, presidente da Etice, como os preços dos provedores em Fortaleza chegam a ser 10 vezes mais baratos que no interior, estima-se uma redução considerável nos custos dos planos para os usuários.

A data limite para a entrega das propostas na Etice é o dia 21/05/2012. O governo do Estado pretende fomentar os projetos sociais de inclusão nos municípios, disseminando o uso da internet e outros serviços. A infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará - CDC será utilizada para transportar internet até os municípios. De acordo com o edital, os municípios que se associarem terão mais chances de sucesso na aprovação da proposta.

O Ministério das Comunicações, por sua vez, lançou Edital para financiar projetos de cidades digitais, no montante de R$ 20 milhões. Segundo Carvalho, o edital federal é complementar à iniciativa estadual, uma vez que permite aos municípios ter a infraestrutura de distribuição local (última milha) financiada pelo ministério. Carvalho afirma, ainda, que os municípios do Ceará se qualificam para receber o fomento federal, pois o Estado é um dos poucos que possui infraestrutura de fibra óptica. O edital pode ser encontrado no site da Etice (www.etice.ce.gov.br). (Da redação)