Com o intuito de conhecer mais de perto como a Igreja no Brasil tem vivido a Missão Continental, temos recorrido à contribuição dos nossos pastores, que muito têm nos enriquecido com suas reflexões, observações, e relato dessa experiência a partir da realidade concreta na qual se encontra a Igreja particular em questão.
Depois de conhecermos um pouco dessa realidade da Missão Continental na Diocese de Janaúba, norte de Minas Gerais, deixando por ora a região Sudeste, voltamos agora ao Nordeste, mais uma vez ao Ceará, precisamente à Diocese de Sobral, norte do Estado. Dom Odelir José Magri, há pouco tempo Bispo desta diocese, nos fala sobre a realidade da missão naquela Igreja particular, inspirada na Conferência de Aparecida.
Prestes a celebrar seu centenário em 2015, a Diocese de Sobral está vivendo, desde 2005, a década de preparação para este importante marco de sua história. De fato, iniciada em 2005, tal preparação tem sido marcada pelas missões populares, retiros missionários e formação das lideranças, encontros com as paróquias e visitas às famílias, o que tem dado uma grande vitalidade à Igreja em Sobral: tudo isso no contexto da Missão Continental, que se propõe a colocar toda a Igreja na America Latina em estado permanente de missão, como nos explica o Bispo de Sobral, Dom Odelir José. Eis o que disse: