sexta-feira, 4 de maio de 2012

Diocese aceita afastamento de padre em igreja de santa que 'chora sangue'


Segundo bispo, religioso pediu afastamento por motivos particulares.
Polícia investiga furto da cabeça de imagem em paróquia entre SP e MG.

A diocese de São João da Boa Vista (SP) aceitou o pedido de afastamento do padre Celso Lucas Silva da igreja do marco divisório, entre Águas da Prata (SP) e Poços de Caldas (MG), onde a imagem de uma santa teria supostamente chorado sangue. Esse será o último fim de semana com missas celebradas por ele.
O pedido de afastamento foi comunicado à Polícia Civil, que investiga o furto do dinheiro de doações e da cabeça da santa no dia 22 de abril.
Quatro pessoas foram ouvidas e padre Celso já prestou depoimento. Por isso, para o delegado seccional Sebastião Antônio Mayriques, a saída dele não interfere nas investigações. “A polícia investiga o furto qualificado”, disse.
Sobre a exposição da santa na igreja, depois do furto, disse que estranhou a atitude de padre Celso. “Ela está quebrada e não deveriam fazer o que fizeram, colar tudo e colocar uma foto no lugar da cabeça”, destacou Pimentel.O bispo de São João, Dom Davi Dias Pimentel, disse nesta sexta-feira (4) que foi o padre quem pediu o afastamento por motivos particulares. “Ele nos escreveu uma carta de próprio punho pedindo o afastamento para cuidar da saúde dos pais e para se dedicar à uma obra missionária que ele mesmo fundou”.
A igreja aguarda a conclusão das investigações da polícia sobre o furto na igreja e a destruição da imagem, que foi retirada do altar no último domingo (29) e guardada em uma sala dentro da igreja.
Fiéis acompanham santa que supostamente chora sangue. (Foto: Reprodução EPTV)A  santa que supostamente chora sangue
quando estava exposta. (Foto: Reprodução EPTV)
Protesto
O padre vai ter esse fim de semana para se despedir dos fiéis. Ele ainda deve celebrar três missas, sendo uma nesta sexta, às 20h, e as outras duas domingo, de manhã e à noite.
A partir de segunda-feira (7) ele não pode mais responder pela paróquia.
Fiéis fizeram uma manifestação na noite desta quinta-feira (3) contra o afastamento do padre. Um abaixo-assinado foi feito e cerca de 400 assinaturas já foram recolhidas. Eles pedem uma explicação da diocese.
O assunto foi motivo de discussão entre moradores que estão a favor do padre e os que aprovam a saída dele. “Tá todo mundo triste e sentido porque todo mundo gosta dele como padre”, disse a dona de casa Adeneuza dos Santos Francisco.
Outro fenômeno
No dia 27 de abril, após uma reunião com a cúpula da Igreja Católica, em São João da Boa Vista (SP), o bispo da diocese do município, Dom Davi Dias Pimentel, disse que o padre errou ao expor a imagem da santa que supostamente chorava sangue sem autorização da igreja. Segundo fiéis, o padre já havia passado por Casa Branca (SP), em 2009. Fiéis contam que na época mais um fenômeno misterioso teria acontecido na paróquia em que ele atuava.
Segundo um deles, o padre teria levado à paróquia uma caixa com uma ossada que seria de uma santa e, dias depois, uma flor teria brotado de dentro caixa. “Ele trouxe ossos humanos e alegou que era de Santa Catarina. Eu pesquisei e descobri que não existem mais relíquias sobre ela. Ele disse que fez uma oração e nasceu um rosa nessa relíquia. No dia gerou uma confusão, porque algumas pessoas viram um arame que sustentava a rosa. No dia seguinte, retiraram a relíquia da paróquia. Não posso afirmar se foi uma fraude, mas eu me senti enganado por mexer com a minha fé”, disse o fiel.
Igreja fica no marco divisório entre Águas da Prata e Poços de Caldas (Foto: Reprodução/EPTV)Igreja fica no marco divisório entre Águas da Prata e Poços de Caldas (Foto: Reprodução/EPTV)