segunda-feira, 2 de julho de 2012

A IMPLANTAÇÃO DO SENAI EM SOBRAL – BREVE HISTÓRICO‏

A IMPLANTAÇÃO DO SENAI EM SOBRAL – BREVE HISTÓRICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. O SENAI surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base. Já na ocasião, estava claro que sem educação profissional não haveria desenvolvimento industrial para o País.

Nos primeiros 45 anos de atividade, o SENAI Ceará formou 110.827 profissionais nas diversas áreas sendo todos os cursos gratuitos focados para formação de Mão de Obra especializada para as Indústrias.

Departamento Regional do SENAI no Ceará, foi criado em 27 de novembro de 1943 pelo primeiro Diretor regional do SENAI o Engenheiro Antônio Urbano de Almeida sendo a primeira unidade do SENAI na 1ª Região Administrativa formada por CearáMaranhãoPiauí e Rio Grande do Norte. A primeira escola no Ceará foi o Centro de Formação Profissional de Fortaleza tendo como seu gerente o senhor Wanderillo de Castro Câmara.

A presença do SENAI em Sobral começou com através do pioneirismo da primeira gestão da Associação Têxtil de Sobral, fundada em 1956. Congregando 702 operárias e operários, a Associação foi idealizada por José Maria Rocha, sobralense atualmente residente em Belám-PA (irmão do empresário Agostinho Rocha), então funcionário da Fábrica de Tecidos Ernesto Deocleciano, com o aval do seu presidente Dr. José Saboya Neto. Deu-se então o primeiro convênio do SENAI em Sobral,  instalando 1 consultório odontológico, escola de alfabetização para adultos e crianças e curso de corte e costura. Tudo funcionava no “clube da Fábrica”, cujo prédio ainda existe e está sob a responsabilidade da Universidade Federal do Ceará. Tal mentalidade social no meio empresarial era digna de nota.

Dando continuidade a esta saga o SENAI instalou a Agencia de Treinamento de Sobral (ATS), em 1992, curiosamente com as mesmas iniciais da Associação Têxtil de Sobral. De lá para cá mais de 4.000 alunos já passaram pela ATS.

A partir da instalação da Grendene em Sobral em 1993, o Gerente de Divisão de Recursos Humanos da empresa, Jaime Bellicanta, solicitou da FIEC apoio para capacitar as pessoas nas áreas de manutenção industrial, uma vez que a fábrica cuidava do treinamento industrial de costura e outras atividades ligadas à produção.
O compromisso de instalar uma escola do SENAI em Sobral foi assumida em 1995, pelo então presidente Jorge Parente e o diretor Fco. das Chagas Magalhães, ainda a frente da instituição. Segundo Magalhães, “a Grendene, vem apresentando grande demanda por formação profissional e colocando-se a disposição para apoiar junto as instancias de decisão visando à implantação da Unidade”.

Desde então a Grendene tem acompanhado de perto a evolução do projeto. Embora tenha levado algum tempo para concretização devido à alterações na localização do equipamento na cidade, a ideia foi levada avante pelo atual presidente da FIEC, Roberto Macedo, que se inaugura neste dia 02 de julho de 2012.

--
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq