segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PARA RELEMBRAR 27/11/1999 Chuvas causam prejuízos em Moraújo


Uma chuva de verão surpreendeu alguns municípios da Zona Norte, com registro de 212 mm em Moraújo, 100 mm em Granja, 30 mm em Coreaú e 57 mm em Sobral, onde ocorreram desabamentos.


     Moraújo (Sucursal/Sobral ) — A chuva de 212 milímetros inundou Moraújo. Na manhã de ontem, ainda eram visíveis os sinais da chuva com a enchente do rio Coreaú, que fica praticamente na área urbana, com muitas pessoas observando as águas. Foi interditado o acesso para localidades como Madeira Cortada e Santa Luzia.O motorista Francisco Rivaldo da Silva disse que sempre quando ocorre uma enchente, não há condições de passar carro. O prefeito Odernes Vasconcelos chama a atenção para o fato de que a chuva trouxe prejuízos para a economia local, pois o carnaubal, que é a maior fonte de renda do município, ficou molhado e a palha úmida não produz pó.

     Em Moraújo, o rio Coreaú aumentou mais de 30 centímetros. ‘‘O rio é perenizado, com a construção do açude Angicos, mas estava com pouca água. As pessoas amanheceram pescando, muitos vieram para o banho e para presenciar as pequenas cachoeiras que se formaram. Foi uma chuva de repente e que bateu o recorde’’, relata José Nirivaldo Albuquerque. Já o comerciante José Araújo Vasconcelos disse que teve um prejuízo de quase R$ 1.000,00 com seu carnaubal. ‘‘Uma chuva deste tipo, nesta época, traz prejuízo: estraga a pastagem do gado, que apodrece, e inviabiliza totalmente a produção de pó de carnaúba’’, explica, acrescentando que é neste período que os produtores colocam a palha para secar e fazem o pó.

     O prefeito tem a mesma opinião: ‘‘Na cidade, não tivemos muitos estragos. O problema é o carnaubal, que foi perdido e deixou muita gente com a mão na cabeça, sem saber o que fazer’’.