terça-feira, 5 de março de 2013
Dom Odilo Scherer integra a maioria de listas dos favoritos
Cada vez mais adulado pela imprensa internacional, o cardeal brasileiro dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, entrou ontem no centro das especulações sobre os favoritos para suceder Bento XVI. O nome de dom Odilo, antes pouco cogitado, agora faz parte da maioria das listas de papáveis dos jornais europeus.
Até o secretário dos cardeais brasileiros, monsenhor Antonio Catelan Ferreira, reconhece que seu nome ”cresce muito, e em mais de um continente”. Entretanto, entre os que votarão no conclave, ele é evocado apenas como “uma das possibilidades”. A única tendência concreta, por ora, é a de que o próximo pontífice seja de fora da Europa.
A rápida ascensão de dom Odilo entre os papáveis ocorre às vésperas do conclave que vai eleger o novo papa. As especulações em torno do brasileiro explodiram na semana passada, quando o jornal italiano La Stampa publicou uma reportagem sobre uma possível manobra de cardeais da Itália e das Américas para impedir que um nome próximo ao atual secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, vença a eleição. Um desses “protegidos” seria o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, nome sugerido por Bento XVI. Giovanni Montini, arcebispo de Milão, foi eleito papa Paulo VI em 1963. (das agências)