terça-feira, 14 de maio de 2013

Depois de mais de um ano, Ceará volta a registrar cheia de açude


Barragem Tijuquinha
Barragem do açude Tijuquinha (FOTO: Divulgação)
Sem nenhum açude com capacidade acima dos 100% há mais de um ano, o Ceará comemora o sangramento do açude Tijuquinha, localizado no Município de Baturité. O açude atingiu sua capacidade máxima e transbordou na última sexta-feira (10). Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), ele é o único do Ceará que está com a cota acima de 100%.

O Tijuquinha é um dos 139 reservatórios monitorados pela Cogerh e tem capacidade de mais de 970 metros cúbicos. Segundo dados da Companhia, os açudes Curral Velho, em Morada Nova e Gavião, em Pacatuba, são os únicos com volumes acima de 90%, apresentando respectivamente 91,96% e 93,47%. Ainda de acordo com a Cogerh, 72 dos açudes estão com volume inferior a 30%.

A assessoria do órgão informou que muitos são os benefícios oriundos do sangramento, principalmente para a população de Baturité, único município abastecido pelo açude. Porém, a Companhia não há como afirmar até quando o açude ficará com sua capacidade acima dos 100%. “O consumo e a evaporação das águas são dois fatores, inevitáveis, responsável pela diminuição do volume. Como a previsão é que as chuvas diminuam gradativamente, não há esperanças de que o volume continue bom por muito tempo”, informa a assessoria.