segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cid Gomes deverá escolher novo ministro dos Portos a pedido de Dilma

Com a decisão do PSB de entregar os cargos que ocupa no Governo Federal, a Secretaria dos Portos da Presidência da República terá novo comando nos próximos dias. No entanto, o padrinho da pasta não deverá mudar. A presidente Dilma Rousseff deseja que o governador do Ceará, Cid Gomes, indique novamente o ministro da SEP.
Cid foi o único grande nome do PSB a se posicionar de modo contrário à entrega de cargos neste momento. Ele avalia que o ideal seria o PSB se retirar do Governo Dilma daqui a alguns meses.
Foto: Tribuna do Ceará
Cid Gomes, à dir., indicará novamente o ministro dos Portos em substituição a Leônidas
O governador cearense indicou Leônidas Cristino para comandar a SEP no início de 2011, em substituição a Pedro Brito, também indicado pelo PSB, e que hoje é diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A pasta foi criada em 15 de maio de 2007 pelo então presidente Lula e até hoje só foi liderada por integrantes do PSB.
A Presidência da República prefere que seja escolhido um técnico de carreira no setor portuário, mas o passado de indicações políticas torna esse quadro inverossímil.
Há ainda a chance de Leônidas se desfiliar do PSB, aderir a um novo partido e retomar o comando da SEP. Após especulações de que seria um candidato em potencial, ele foi recentemente "jogado para escanteio" por Cid para sucedê-lo no governo do estado do Ceará.