quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Romeu Duarte lança livro sobre patrimônio histórico de Sobral

O arquiteto, urbanista e cronista do O POVO Romeu Duarte lança amanhã na Casa da Cultura de Sobral o livro Sítio Histórico de Sobral - Monumento nacional. O trabalho, que conta com diversas fotografias de Leopoldo Kaswiner, é um passeio por prédios históricos, monumentos, fachadas e outros tesouros arquitetônicos da cidade.
Romeu Duarte:o arquiteto, urbanista, músico e cronista do O POVO pesquisou documentos históricos, livros e observou pessoalmente a relação da cidade de Sobral com seu patrimônio histórico
O conjunto urbano sobralense foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1999, como monumento nacional. Desde então, cresceu a necessidade de se compreender os múltiplos olhares que se lançam sobre a memória arquitetônica da Cidade. Para isso, o pesquisador foi em busca de referências bibliográficas e documentais, para agrega-las às observações in loco.

Dessa forma, Romeu Duarte observa a relação de Sobral e seu povo com elementos como o Beco do Cotovelo, as calçadas das ruas Deolinda Berreto e Lúcia Saboia, as igrejas seculares, o cenário oferecido pela Serra da Meruoca e outros pontos relevantes para o cotidiano da Cidade.

Depois do lançamento em Sobral, Sítio Histórico de Sobral - Monumento nacional será lançado em Fortaleza, no dia 11 de novembro, na reitoria da Universidade Federal do Ceará.
FONTE: O POVO