quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Black Friday: confira lojas participantes e saiba os cuidados na hora de comprar

Data, que significa "sexta-feira negra", é uma iniciativa do comércio americano, e chegou ao Brasil para promover ofertas com até 90% de desconto

Por Hayanne Narlla e Roberta Tavares
A chance de aproveitar descontos e comprar aquele item tão desejado se torna realidade nesta sexta-feira (29). A Black Friday Brasil promete preços atrativos bem no período do Natal. Participarão lojas de vários segmentos, como de eletrodomésticos, vestuário, construção, tecnologia, companhias áreas e sites de vendas em geral. A tradição vem dos EUA, mas no Brasil a data já é realidade desde 2011.
Para o desenvolvedor web Adriano Macedo, os cearenses podem estar com o pé atrás com o evento, devido à maquiagem de preços que ocorreu no último ano. “A expectativa da gente, enquanto público consumidor, é que isso não aconteça. Ficou claro para os comerciantes locais que os compradores são muito conectados à internet. É muito fácil saber quem está mentindo. Eles têm que entender isso de forma definitiva”.
Uma forma bem simples e rápida de constatar se o desconto é ou não verdadeiro é com a comparação. “Em loja física ou no site, basta fazer uma pesquisa de preço. Pega aquele produto que você está querendo comprar e compara com outros sites de compras ou abre vários sites concorrentes”, orientou.
Mesmo com o anúncio de vários descontos, algumas lojas insistem em fazer maquiagem nos valores. Para isso, a própria organização do Black Friday tem um código de conduta com os lojistas.
Pioneiro
A rede de lojas Cecomil foi a pioneira a trazer o conceito da Black Friday para o Ceará, se tratando de lojas físicas. Segundo o diretor comercial Felipe Nogueira, o evento aconteceu em 2011, inspirado no que acontecia nos Estados Unidos. “A gente tinha alguns produtos que precisava vender, fazer o volume de vendas na época”, relembrou.
A Black Friday é um evento tradicional nos Estados Unidos e ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. É a partir da data, cujas lojas vendem os produtos a preços muito mais baratos, que é dado o pontapé inicial ao período natalino para o comércio do país americano.
“Esse conceito marca o mês de novembro, já que é um período que não tem datas comemorativas para fazer promoções. Então, isso movimenta o mês. Assim acaba nos posicionando e iniciando dezembro com empolgação”, considerou.
Segundo Nogueira, o ano de 2012 teve um crescimento considerável em relação a 2011. Para esse ano, a expectativa é de que as vendas aumentem em até 40%, se comparadas ao ano passado. Para isso, o investimento será em maior volume de produtos à disposição.
Além da Cecomil, também participam as lojas físicas do Extra, TendTudo, Casas Bahia, Ri Happy.
Dicas
O próprio site nacional dedicado ao Black Friday deu algumas dicas importantes para aproveitar o evento.
1- Lista de compras, com ordem de prioridade.
2- Levantamento de preços com base na lista.
3- Levar em consideração algumas vantagens, como frete grátis.
Lista de lojas
as marcaS
É preciso ter cuidado na hora das compras durante o