segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEC autoriza faculdade até em posto de gasolina

Da coluna Esplanada, no site Congresso em Foco, pelo jornalista Leandro Mazzini:
A Portaria nº 225 de quinta-feira do Ministério da Educação regulamentou dezenas de cursos à distância em instituições privadas no País, entre elas o de Pedagogia de uma pequena instituição de quatro cursos chamada FARES – Faculdade Roraimense, em Boa Vista. Mais uma autorização corriqueira não fosse a curiosidade de a FARES ter com mantenedor um posto de gasolina – a Distribuidora de Derivados de Petróleo Pinheiro. Não bastasse a faceta pitoresca brasiliana, o episódio tem um ingrediente político: o suposto sócio oculto da faculdade é o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O proprietário e reitor da FARES é José Mozart Pinheiro. Anos atrás, num depoimento, o lobista Geraldo Rocha indicou o senador Jucá como sócio-oculto da faculdade.
Ex-tucano como Jucá, seu amigo, o reitor Mozart Pinheiro tentou em vão se eleger deputado federal pelo PT em 2010. Jucá não foi encontrado até o fechamento da coluna.
Segundo o secretário-geral Nilvan Santos, a FARES oferece administração, agronomia, enfermagem e pedagogia, e precisava do posto como mantenedor para funcionar.
O Curso não-presencial nº 1-200809300 já funcionava com gambiarras do MEC desde 2005. Para facilitar a fiscalização, a faculdade e o posto são em endereços distintos.