quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PT X PSDB


Quem quiser criticar o PT pelo aspecto da corrupção, pode até criticá-lo, mas, por favor, por dever de coerência, vote, no 2.º turno, branco ou nulo, porque, no "ranking" da corrupção partidária, o PT ocupa apenas a 9.ª posição, ao passo que o PSDB é o 3.º partido com mais corruptos do Brasil!
Em verdade, o que diferencia basicamente PT e PSDB é um certo viés ideológico, mais à esquerda de um, e mais à direita de outro. Dilma é adepta do Estado social, intervencionista, altivo nas relações externas e protagonista na promoção da justiça social. Aécio Neves é produto do recrudescimento do neoliberalismo, reedição da doutrina do Estado mínimo, não-intervencionista, subserviente nas relações internacionais e coadjuvante na promoção da justiça social.
A elite, sobretudo a paulistana, está ansiosa pelo retorno do liberalismo, bem mais simpático aos seus interesses de classe. Os mais humildes, sobretudo do Norte e Nordeste, estão, de modo geral, satisfeitos com os programas sociais do Governo.
Haverá, enfim, neste segundo turno, mais um "round" da velha luta entre ricos e pobres no Brasil, vencida entre 1500 e 2002 por um lado e entre 2002 e 2014 por outro.
Cabe a cada um decidir – livremente – de que lado estará.