
A vice-governadora, Izolda Cela, e a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, inauguraram nesta quinta (9), espaço de atendimento especializado na policlínica em Sobral




Atualmente, 19 crianças fazem tratamento e são acompanhadas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Estimulação Precoce da policlínica regional em Sobral. Dessas, 13 têm diagnóstico de microcefalia. É o caso do pequeno Miguel Artur, de quatro meses, do município de Marco. Com dois meses de gestação, Maria Jaine do Nascimento, 20 anos, teve zika e aos oito meses, ela soube que Miguel nasceria com microcefalia. "Foi um choque muito grande, coração muito angustiado", disse. Após o nascimento, Miguel foi encaminhado para iniciar o tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Estado, em Fortaleza. Agora, com o Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica Regional de Sobral, mãe e filho passam a ter atendimento especializado próximo de casa. "Hoje estou muito feliz, me sinto mais segura", contou Maria Jaine.
Para Maria Inês Mesquita Diniz, 33 anos, não é diferente. Moradora do município de Varjota, ela comemora a inauguração do núcleo de estimulação em Sobral, pois a localização facilita o acesso para dar continuidade ao tratamento do filho Yuri Diniz Fonseca, de 5 meses, que também era atendido no Albert Sabin. "Ótima iniciativa do Governo do Estado. Agradeço a eles porque hoje a gente tem como garantir o desenvolvimento dos nossos filhos", ressaltou. Quando estava grávida de seis meses, Maria Inês contraiu zika. A doença fez com que ela se preparasse para a possibilidade de o filho nascer com microcefalia. "Eu não tive impacto. Eu já estava preparada psicologicamente porque tive zika. Ele nasceu com 31,5 cm de perímetro cefálico", explicou. Para ela, o estímulo precoce tem garantido melhor qualidade de vida para a criança. "Ele está desenvolvendo a parte motora. Agora está pegando bem os objetos, abrindo as mãozinhas e até dando pulinhos", comemorou.
O Núcleo de Estimulação Precoce na policlínica regional em Sobral está na 11ª Região de Saúde e engloba os municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Ipu, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Uruoca e Varjota. Dez Núcleos de Estimulação Precoce já foram implantados pelo Governo do Estado em 2016. As policlínicas que já estão com o serviço implantado e em atendimento são: Caucaia, Barbalha, Russas, Sobral, Baturité, Camocim, Tianguá, Crateús, Limoeiro e Pacajus. O serviço funciona nas policlínicas regionais do Ceará com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra ou neuropediatra.
A criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios. O Nutep capacita e acompanha o atendimento dos profissionais durante este ano. Além de Sobral, os Núcleos de Barbalha, Caucaia e Acaraú já foram inaugurados.
09.06.2016
09.06.2016
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara