quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obra do metrô de Sobral será licitada


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Linha de transporte de cargas que já existe em Sobral e fará parte do projeto do metrô (Foto: Wilson Gomes)

Após a licitação, o prazo para a conclusão do metrô de Sobral será de 12 meses. Investimento previsto é de R$ 54 mi

Sobral. O edital de licitação para o início da implantação do metrô de Sobral deverá ser publicado no próximo dia 14 e a entrega das propostas à Central de Licitações está marcada para o dia 24. Após a licitação, o prazo para a conclusão do metrô de Sobral será de 12 meses. O Caderno Regional publicou, em novembro do ano passado, a informação sobre o estudo para a implantação de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri, um metrô de superfície. Com duas linhas principais, uma delas já existente, deverá ter aproximadamente 11 quilômetros de extensão.

Com um investimento previsto de R$ 54 milhões, o metrô de Sobral será composto por cinco Veículos Leves sobre os Trilhos (VLTs), com cabine dupla, nos moldes dos que estão sendo implantados na região do Cariri. As composições com capacidade para transportar até 180 passageiros é adaptado para atender um município do tamanho de Sobral. Com 26 metros de largura, a velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Ao longo de toda a ferrovia serão construídas 11 estações (paradas).

Para a efetivação do projeto, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de metrô de Sobral serão de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza).

Perímetro urbano

O metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos e Vila União), ao Bairro Novo Vila Recanto passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais quatro quilômetros de implantação. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste da cidade de Sobral por meio de quatro estações.

Veículos leves

O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população.

Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas.

Mais informações:

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Rua 24 de maio, 60 - Fortaleza
(85) 3101.7128