A melhor obra na área de habitação de todo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está em Fortaleza. Pelo menos foi o que disse, taxativamente, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao visitar, no fim da tarde de ontem, a construção da 2ª etapa do conjunto habitacional Maravilha, no bairro São João do Tauape.
Sempre ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT) –“autora” da obra –, Dilma se disse impressionada com o tamanho dos apartamentos (42m²) e elogiou, ainda, o revestimento em cerâmica de banheiros e cozinhas – algo que, segundo ela, não existe em outras ações do PAC no Brasil. “Pense num orgulho!”, exclamou a ministra, quase com sotaque cearense, a uma plateia formada por alguns moradores e muitos políticos.
O assédio de vereadores, deputados e secretários municipais, aliás, foi até maior que o da população. No trajeto até a entrada dos apartamentos, Dilma precisou sorrir para várias fotos ao lado de personagens como Acrísio Sena e Ronivaldo Maia, ambos vereadores do PT.
Em resposta aos votos de “boa sorte” para o pleito de 2010, a ministra apenas gracejava, evitando falar diretamente sobre sua candidatura à presidência da República. Os incentivos partiram, mais uma vez, principalmente das figuras políticas do Estado. Dentre os que acompanharam a visita, também estavam o vice-prefeito Tin Gomes (PHS), o senador Inácio Arruda (PCdoB) e o vice-governador Francisco Pinheiro.
Reação acanhada
A recepção da população foi simpática, mas sem entusiasmo. Dilma trocou palavras com moradores, beijou alguns no rosto, sorriu para todos. Muitos deles, entretanto, não sabiam quem era “a mulher ao lado da prefeita Luizianne”. Caso das donas de casa Maria Gleuza da Silva e Alzivera da Silva. “Não conhecia, não. Só ouvi um rapaz dizendo. Como é mesmo o nome dela?”, perguntou a primeira. Questionada pelo O POVO se, ainda assim, votaria na candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gleuza respondeu, após pensar um pouco, que “achava que sim” – e foi acompanhada pela colega Alzivera.
Moradores de comunidades próximas foram convidados pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) para comparecer ao “evento” do dia. Após um discurso rápido – em que elogiou a prefeita Luizianne e o presidente Lula – Dilma conversou com jornalistas e deixou o conjunto por volta das 18 horas.
NÚMEROS
174
MORADIAS ESTÃO EM CONSTRUÇÃO NO CONJUNTO MARAVILHA
342
APARTAMENTOS JÁ FORAM ENTREGUES À POPULAÇÃO
20
MILHÕES DE REAIS FORAM DESTINADOS PELO PAC PARA AS OBRAS