quinta-feira, 24 de junho de 2010

CID ACEITA PIMENTEL COMO CANDIDATO AO SENADO E TENTA ISOLAR LUIZIANNE


Por: Donizete Arruda

O rompimento com o senador Tasso Jereissati acelerou o entendimento do governador Cid Gomes com o PT. Cid está de volta ao Ceará onde comandará pessoalmente a definição de seu palanque eleitoral com vistas a disputa por sua reeleição. Nas últimas 24 horas, houve uma mudança de atitude do PSB. O deputado estadual Ivo Gomes conversou com o deputado federal José Guimarães, e juntos estão finalizando a aliança eleitoral PSB-PT no Ceará.

Ivo Gomes avalizou a escolha do PT pelo deputado federal José Pimentel ao Senado. Guimarães explicou que o Senado é a opção nacional do PT e do presidente Lula que querem fortalecer o partido com a eleição de senadores por todo o Brasil. A publicação da pesquisa Ibope mostrando a liderança da candidata Dilma Roussef pela primeira vez na corrida presidencial contra José Serra fortaleceu também o acordo de Cid Gomes com o PT no Ceará.

Definido que José Pimentel será candidato ao Senado na chapa de Cid Gomes, o PT precisa no entanto conter a prefeita Luizianne Lins. O governador Cid Gomes e o colegiado de catorze partidos defendem que o PT tenha apenas um lugar na chapa, no caso o Senado. A vaga de vice-governador ficará para ser indicada pelas outras siglas. Luizianne Lins resiste e insiste em apontar seu ex-secretário de Governo, Valdemir Catanho, porém essa possibilidade perdeu força e hoje Luizianne está isolada dentro do próprio PT e sem respaldo da direção nacional petista. O presidente José Eduardo Dutra disse que conquistando a vaga de Pimentel, o PT está contemplado.