quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O DISTRITO DE ARAQUÉM E SEUS NOVOS POETAS


"Meu caro João Teles, fiquei muito feliz com sua visita a minha humilde residência. Meu pai também gostou muito de conversar com você. Espero que tenhamos outras oportunidades... Mas vamos ao que interessa...

Bem, meu caro João, lembrando daquela nossa conversa, lendo os seus livros de cordel e os textos que você postou no Blog logo após a vinda ao nosso distrito, conheci suas palavras e emoção ao lembrar-se do antigo Araquém, das suas lembranças da infância: das ruas, da velha usina, que infelizmente, hoje é um ponto de encontro noturno, (muitas vezes para prostituição ).

Neste mês, estamos encerrando a olimpíada de Português, que o tema é 'O lugar onde vivo', e percebi, nos textos das crianças, da EMEIF Santo Antonio, as lembranças delas são típicas, como na sua época de cidade interiorana, vida simples, mas que causa felicidades na molecada. Veja alguns trechos de alguns poemas e memórias:

'Lá onde eu moro

Tem muito capim,

Mas como eu

Todos gostam assim' (Antonia Canuto da Silva, 6º ano)



'No lugar onde moro

Não tem piscina

Mas com certeza

Tem muita oficina' (Fátima Lhaís Souza – 6ºano)



'Eu vou para o açude

Para pular, brincar e nadar

E depois no rio pescar” – Antonia Fernanda – 6º ano)



'eu moro num lugar

Muito bom de morar

Onde tem árvores, açude e rios

Para os meninos brincar' (Marciel Possidonio – 5º ano)



'No lugar onde isso aconteceu comigo era tão bonito. O ar tão puro, ar da natureza. O ambiente era imenso para a gente brincar muito. Um lugar tão belo. Tinha vários pés de mangueira, tinha um rio onde as pessoas podiam lavar roupas. Nesse mesmo lugar tinha um riacho chamado de Sabonete...' (Rosiane Canuto, 7º ano, memórias).

Percebeu como as crianças gostam do açude, do rio... Novidades para elas só no mês de Junho, nos festejos de Santo Antonio.

'No dia do festejo

Peço dinheiro aos meus pais

Ponho o dinheiro na mão

Para brincar no balão' (Fátima Lhaís Souza – 6ºano)"



(Professor Chiquinho, Araquém, 11 de agosto de 2010)

FONTE: coreausiara