sábado, 18 de setembro de 2010

coligação “Para fazer brilhar o Ceará” contesta pesquisa do ibope pela segunda vez

A última pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto a governador, encomendada pelo Sistema Verdes Mares, foi contestada pela coligação “Para fazer brilhar o Ceará”. Na petição, existem dois problemas centrais referentes ao número de entrevistados na pesquisa divulgada no dia 2 de setembro.

Na faixa dos eleitores entre 16 e 24 anos, o Ibope registrou a participação de 303 pessoas, o que corresponde a 25,33% da população, porcentagem acima dos 21,4%, estabelecida pelo TSE de acordo com o perfil do eleitorado no Ceará. Já entre os eleitores de 25 a 29 anos, o universo de entrevistados na faixa diminuiu, o que dificulta avaliar e comparar a evolução dos candidatos entre as duas pesquisas.

A ação de impugnação à segunda pesquisa do Ibope é movida pelo eventual prejuízo à candidatura do candidato ao governo, Lúcio Alcântara. No público em que mais se colheu questionários, Lúcio teve um dos menores índices de desempenho (17%). No público em que menos se ouviu, Lúcio apresentou o melhor desempenho (24%). A coligação “Para fazer brilhar o Ceará” espera que, com a impugnação deferida, o instituto destine o mesmo espaço dos resultados para o esclarecimento da metodologia aplicada. A primeira pesquisa do Ibope foi impugnada pela Justiça Eleitoral.

do blog: acho que os institutos não iriam se queimar justamente em estado pequeno como Ceará, perdendo assim as reputações que os institutos tem.