quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vox Populi mostra empate triplo ao Senado no Ceará


Sondagem divulgada ontem pelo portal iG mostra o senador Tasso Jereissati com 46%, contra 44% de Eunício Oliveira (PMDB) e 43% de José Pimentel (PT). Pelo Governo, Cid Gomes (PSB) mantém 54% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite de ontem pelo portal iG mostra empate triplo na corrida pelo Senado no Ceará. De acordo com a sondagem, Tasso Jereissati (PSDB) tem 46% das intenções de voto, contra 44% de Eunício Oliveira (PMDB) e 43% de José Pimentel (PT). Há empate por causa das possíveis variações decorrentes da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na comparação à pesquisa realizada em 10 de setembro, Tasso perdeu cinco pontos percentuais, enquanto os dois adversários cresceram seis pontos cada. Para o Senado, 29% dos eleitores disseram ainda estar indecisos.

Governo
Pelo Governo do Estado, segundo o Vox Populi, o governador e candidato à reeleição Cid Gomes (PSB) lidera e pode vencer ainda no primeiro turno, com 54% das intenções de voto, contra 19% de Lúcio Alcântara (PR) e 12% de Marcos Cals (PSDB). Para não ir ao segundo turno, o candidato precisa alcançar metade dos votos mais um.

Em relação a pesquisa anterior, a diferença de Cid para a soma de seus oponentes caiu quatro pontos - apesar de o candidato do PSB ter mantido o mesmo percentual de antes. A diferença caiu porque Lúcio e Cals oscilaram positivamente dentro da margem de erro. Entre os entrevistados, 11% alegam ainda estar indecisos sobre a escolha do novo governador e 4% afirmam que vão votar em branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada no dia 24 de setembro, com 800 eleitores, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32.967/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 59.370/2010.

Presidente
O Vox Populi também verificou a preferência do eleitor cearense pelos candidatos à Presidência. Pelos resultados, Dilma Rousseff (PT) tem 70% das intenções de voto, contra 15% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV).