sexta-feira, 22 de outubro de 2010

1 ANO DE SAUDADE - FRANSCISCO VILAR FONTENELE DE MENEZES

Francisco Vilar Fontenele de Menezes
Francisco Vilar Fontenele de Menezes nasceu no dia 02 de marca de 1923. Filho de João Cristino de Menezes e Maria Fontenele de Menezes. Fez seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas de Coreaú, tendo como professoras Dona Maria de Carvalho e Dona Elisa Xavier.
Logo jovem, aos 18 amos começou a trabalhar no comercio de Coreaú com o Senhor José Barra e Dona Maria da Natividade de Albuquerque, mais conhecida como dona Cocota.
No inicio dos anos 50, precisamente em 1950, Vilar Fontenele foi trabalhar com o senhor Vicente Benicio de Vasconcelos, político, amigo particular e sócio na firma comercial com o nome de Francisco Vilar Fontenele de Menezes e Cia. mais conhecida como Loja o Vilar, permanecendo até os dias de hoje.
Em 26 de dezembro de 1952, após quatro anos de namoro, casou-se coma jovem Maria Eurinice Fontenele de Albuquerque, filha de Francisco Carneiro de Albuquerque (Lilico) e Laire Fontenele de Aguiar (in memoriam).
Da inião de mais de 56 anos, nasceram: Maria do Socorro, professora; Armando, engenheiro civil; Laire, professora; Selma, professora; Fernanda, professora e Reginaldo Vilar, economista e Advogado. Este casal criou seus filhos com muita união, amor dedicação e admirável educação, conseguindo torná-los e encaminhá-los na vida.
Em 1958, resolveu dividir sua vida com a política partidária, foi eleito vereador pelo Partido Social Progressista – PSP, de Ademar de Barros e Antonio Teles Dourado.
Em 1962, candidatou=se a prefeito, não conseguindo ser eleito. Em 1966 foi eleito vice prefeito com Vicente Benicio, que seria eleito Prefeito de Coreaú.
Ainda no ano de 1996, senhor Vilar, como era conhecido, chamou seu primos Antonio Cristino – Toinho vo Vliar e Francisco Cristino Moreira – Chico da Bomba para virem morar em Coreaú e ingressar na vida comercial e política ao seu lado.
Em 1970, elegeu-se Prefeito Municipal de Coreaú, tendo como vice-prefeito o Senhor Francisco das Chagas Moreira – Senhor Chagas Leocádio.
Em 1976, candidatou-se novamente vice-prefeito, juntamente com seu primo Francisco Cristino – Chico da Bomba.
Novamente em 1982, Vilar Fontelene foi eleito Prefeito Municipal de Coreaú, tendo como Vice-Prefeito, o Senhor Francisco Ximenes de Albuquerque, onde exerceu seu mandato por dois anos. Nas eleições de 1988, Vilar apresentou como candidato o Sr. Francisco Cristino Moreira – Chico da Bomba.
Vilar Fontenele continuando com suas atividades políticas em 1996 apresentou seu genro Luis Carneiro de Albuquerque, que foi eleito Prefeito de Coreaú nos anos de 1996 e em 2002, para um segundo mandato.
FRANSCISCO VILAR FONTENELE DE MENEZES foi um grande homem. Comerciante, fazendeiro e grande líder político da Região Norte do Ceará, conhecido pela sua simplicidade, lealdade, sinceridade e principalmente por sua amizade com os mais humildes. Sua vida inteira foi dedicada a família, as criações de gado e a política.
Francisco Vilar Fontenele de Menezes
* Coreaú/CE – 02.03.1923
+ Coreaú/CE 22.10.2009
Extraido do livro da missa de setimo dia.

FONTE: RMNOFOCO