domingo, 24 de outubro de 2010

COREAÚ NO CONGRESSO NACIONAL

A tradicional família Albuquerque desponta como uma das mais importantes linhagens da velha Palma, tendo como base a região da Barra. A partir desta localidade rural, os ‘Albuquerques’ se espalharam por todos os quadrantes do município de Coreaú, surgindo, assim, vários clãs, cujos descendentes atuam nas mais diversas atividades do ser humano. No território coreauense, estão mais presentes no comércio, na agricultura, na pecuária, na política e no serviço público: estadual e municipal, principalmente, laborando na educação e na saúde.

Neste trabalho, abordarei o clã formado por João Rodrigues de Albuquerque, o velho João da Barra, e sua esposa Maria da Conceição do Bonfim, a velha Maria da Barra. Este venerando casal, na sucessão do tempo, exibe uma profícua descendência, que tem honrado a antiga Vila da Palma, o Município de Coreaú, os Estados do Ceará e de Roraima, e o Brasil.

Um grande contingente de palmenses, vinculado a extirpe desse expressivo casal, destacou-se e continua se destacando, em outros recantos da nação brasileira, em vários segmentos, tais como: no campo eclesiástico e religioso, na vida militar, na seara política, no cenário das profissões liberais, nas universidades, no magistério, no comércio, na indústria, no serviço público, nas artes, etc.

Na ambiência da Barra, surgiu a primeira geração de João da Barra e Maria da Barra composta por: Alexandre Pinto de Albuquerque, Francisco das Chagas de Albuquerque, Domingos Afro de Albuquerque, Tereza Jovina de Albuquerque, Maria da Piedade de Albuquerque, Predicanda Altina de Albuquerque, Veneranda Regina de Albuquerque, Ana Francisca de Albuquerque e Raimunda Roberta de Albuquerque. No seguimento, irei destacar uma fração das descendências dos irmãos Alexandre Pinto de Albuquerque e Veneranda Regina de Albuquerque, com o fito de que comprovar os liames genealógicos adiante tratados.

Este artigo tem dois objetivos: o primeiro, ressaltar que os dois coreauenses que ascenderam ao Congresso Nacional, via Câmara dos Deputados, José Leônidas de Menezes Cristino (1995 a 1999 e 2003 a 2005) e Maria Ângela Gomes Portela (2007-2011) são descendentes diretos da cepa do aludido casal, respectivamente, trineto e tetraneta. Ele representou o Ceará, ela representa Roraima; o segundo, parabenizar a Professora e Deputada Federal Ângela Gomes Portela, filha do casal Francisco das Chagas Gomes e Maria Socorro Araújo Gomes, por sua significativa eleição para o Senado da República, Câmara Alta do Parlamento Brasileiro, como lídima representante do Estado de Roraima, no qual se encontra estacionada a maior colônia coreauense fora dos limites do Ceará. Com esta nobre façanha, a distinta conterrânea entra para a história de Coreaú como sendo a primeira pessoa nascida em solo palmense a integrar o Senado Federal, onde todos os estados têm o mesmo peso representativo.
Abaixo, um extrato da genealogia da Barra exibe dois ramos descendentes da linhagem do insigne casal João Rodrigues de Albuquerque Maria da Conceição do Bonfim:

De Alexandre Pinto de Albuquerque (filho) descendem:
§ Custódio Carneiro da Silva (neto): Ângela Carneiro Araújo – bisneta: Maria Socorro Araújo Gomes – trineta: Ângela Gomes Portela – tetraneta.

De Veneranda Regina de Albuquerque (filha) descendem:
§ Vicente Cristino de Menezes (neto): Gerardo Cristino de Menezes – bisneto: José Leônidas de Menezes Cristino – trineto.

No ensejo, gostaria de cumprimentar o ilustre coreauense Francisco Flamarion Portela, ex-governador do Estado de Roraima e esposo da senadora eleita Ângela Gomes Portela, por sua recondução à Assembléia Legislativa do referido estado.

Fortaleza, 23 de outubro de 2010
Leonardo Pildas