Após reconhecer a importância fiscal de uma série de empresas do Estado, premiação chega à Sobral
Um dos impulsionadores da descentralização dos negócios no Estado, a região Norte, capitaneada pela cidade de Sobral, é a terceira em arrecadação de ICMS no Ceará (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), atrás apenas do Cariri e da Capital e região metropolitana. Com um forte polo calçadista, a cidade de Sobral tem consolidado, ainda, seu potencial exportador. No ano passado, foram contabilizados US$ 170,3 milhões em vendas internacionais de calçados. O segmento de minério de ferro também foi destaque, com o envio de US$ 3,4 milhões ao exterior.
Em virtude dessa crescente importância para a economia cearense, a região Norte será o último destino da edição 2010 do Prêmio Contribuintes, que já agraciou uma série de empresas de diferentes partes do Estado. A solenidade ocorre hoje, a partir das 19 horas, no Palace Buffet, em Sobral. Dez empresas que mais arrecadaram impostos de novembro de 2009 a outubro de 2010, cinco do Regime Simples Nacional, além de três entidades que mais se destacaram no programa "Sua Nota Vale Dinheiro" serão laureadas com o prêmio, que, nesta quarta edição, passou a reconhecer as contribuições empresariais também no Interior. Os contabilistas Francisco Hildebrando Linhares Andrade e Raimundo Nonato Dias Gomes também serão homenageados na cerimônia.
Em novembro do ano passado, a premiação já coroou o desempenho fiscal de empresas da região metropolitana de Fortaleza. Os principais contribuintes da região Central e Quixadá receberam a honraria no dia 14 de dezembro. E, em 14 de janeiro, foi a vez das entidades das regiões Centro-Sul/Iguatu e a Sul/Cariri.
O Prêmio Contribuintes é realizado pelo Sistema Verdes Mares, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e, nesta edição, conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Coelce, M. Dias Branco, Bradesco, OI e Petrobras.
Criado em 2007 pelo Sistema Verdes Mares, o objetivo do Prêmio é incentivar a postura fiscal responsável dos contribuintes, através do reconhecimento das empresas que realizam o pagamento correto e pontual dos tributos, garantindo a capacidade de investimentos do Estado.