Quanto mais os pais participam da vida escolar, mais os jovens aprendem
Texto Equipe EducarO apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas.
Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educalção, ações simples dos familiares na realidade educacional dos filhos podem fazer toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", diz. Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.
Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.
- 1. Ajude na melhoria do rendimento escolar
- 2. Pergunte o que ele aprendeu
- 3. Não o deixe faltar às aulas
- 4. Estimule-o a etudar
- 5. Combine um horário de estudo
- 6. Mostre que estudar é um prazer
- 7. Seja paciente
- 8. Confira os cadernos
- 9. Pergunte nas reuniões
- 10. Converso sobre as notas
- 11. Garanta o acesso aos livros
- 12. Ler sempre
- 13. Abuse das bibliotecas
- 14. Brinque com o seu filho
- 15. Seja coerente
- 16. Use dicionário
- 17. Escreva sempre
- 18. Acompanhe o Ideb
- 19. Conheça os professores
- 20. Valorize o professor
- 21. Converse com o professor
- 22. Engaje-se na escola
- 23. Vá às reuniões escolares