Falta de conscientização e de higiene são os principais fatores para o crescimento acelerado no número de casos e suspeitas de dengue em Uruoca. O prolongamento do período chuvoso é um agravante para o surgimento de focos, as notificações de suspeita da doença representaram um aumento superior em relação ao mesmo período de 2011. Segundo algumas enfermeiras da principal unidade de atendimento á sáude de Uruoca, há inúmeros e incontáveis casos de suspeitas da doença na sede do munícipio, inclusive com a confirmação de pacientes com o tipo mais grave da manifestação viral, que é a hemorrágica, sendo os mesmo levados para a cidade de Sobral.
As autoridades ligadas à saúde pública do município já estão preocupadas com os dados e iniciam uma intensificação nas campanhas de orientação ao combate do mosquito Aedes aegypti. O obstáculo para o enfrentamento dos surtos de dengue é a falta de envolvimento da sociedade. Mas hoje, inclusive uma equipe de fiscalizadores da Vigilância da Sáude do Governo do Estado estiveram na cidade para acompanhar de perto e prestar uma maior assistência aos pacientes supostamente infectados.
O poder público de Uruoca aposta na elaboração de campanhas para informar e esclarecer sobre a transmissão da dengue. O intuito é envolver a sociedade de vez no combate ao mosquito transmissor da doença.
De Uruoca, Felipe Lima para o acesselitoral.com