quinta-feira, 3 de abril de 2014

Guarany de Sobral projeta vaga na final e calendário cheio em 2015

Cacique do Vale tem dois duelos difíceis contra o Ceará nas semifinais. Com vaga garantida na Série D do Brasileiro, time de Vladimir de Jesus quer acesso à Série C

Duas conquistas de uma só vez. Ao empatar como Horizonte no último fim de semana, o Guarany de Sobral confirmou presença nas semifinais do Campeonato Cearense e abocanhou vaga na Série D do Campeonato Cearense, disputando uma competição nacional pelo quinto ano seguido. Mesmo encarando uma "pedreira", o Ceará, atual campeão estadual, o Cacique do Vale quer chegar à final como ocorreu em 2013, quando enfrentou justamente o Vovô, ficou duas vezes no placar de 1 a 1, mas perdeu o título porque a vantagem do empate era do adversário.

- Quando a gente começou no Campeonato Cearense, nosso objetivo era passar de fase e conquistar a vaga para a Série D. Agora, estamos empenhados para esses jogos contra o Ceará. Reconhecemos todo o poderio deles. Mas penso que, quando o jogador quer, ele bota o sangue na ponta da chuteira, fazendo o melhor. Estamos convocando o torcedor para ir ao Junco, acho que vai dar uma boa renda, porque a cidade está empolgada. A gente espera R$ 100 mil - projeta Hermenegildo Sousa, diretor de futebol do Guarany. 

Em 2014, o Cacique do Vale já deu provas de que pode incomodar os grandes. Na primeira fase da Copa do Nordeste, mesmo em um grupo considerado forte - com Sport, Náutico e Botafogo-PB -, o a equipe comandada por Vladimir de Jesus avançou de fase na primeira colocação, com nove pontos. Com direito à vitória contra o Sport - que faz a final do Nordestão contra o Ceará - por 1 a 0, em casa, na primeira fase. O Guarany de Sobral, no entanto, caiu nas quartas de final diante após 3 a 0 e 1 a 0 contra o Santa Cruz. 

- A diretoria fez um planejamento no Guarany para a Copa do Nordeste esperando até andar um pouco mais (do que até as quartas). Muitas pessoas pensavam que o time ia ser saco de pancadas, mas a gente mostrou que não é assim. Nos seis primeiros jogos, apenas uma derrota. Tivemos a infelicidade de perder aquele jogo (contra o Santa) com 3 a 0, para mim não era para ter perdido, mas vamos tentar voltar em 2015 com melhor estrutura. Temos hoje um grupo bom, unido, isso é importante - acredita. 

Hermenegildo de Sousa admite que o Guarany de Sobral lutará, em 2014, para ter um ano seguinte com calendário cheio. Portanto, chegar à final do estadual - e se garantir na Copa do Nordeste de 2015 -, assim como o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, tudo isso está nos planos do time de Sobral. 

- Só se faz equipe forte com atividade para o ano inteiro. Queremos, na Série D, conquistar vaga para a Série C e ficar com o calendário completo em 2015. Se conseguir vaga na Copa do Nordeste, melhor, porque tem ajuda da própria Liga do Nordeste e isso empolga - explica. 

O técnico Vladimir de Jesus utiliza os mesmos argumentos do dirigente. Segundo o comandante do Guarany, o time de Sobral tentará a todo custo o resultado positivo no Junco, no dia 6, para jogar pelo empate, no dia 13 de abril, na Arena Castelão. Pelo hexagonal final do estadual, as duas equipes duelaram na primeira rodada, com placar de 1 a 1, e na sétima, quando o Vovô venceu por 1 a 0. 

- São os mesmos semifinalistas do ano passado, com a diferença que em 2013 enfrentamos o Icasa. Esse ano, pegamos o Ceará, um time centenário, qualificado, forte como um todo. Eles têm jogadores de qualidade e qualquer equipe que o Sérgio Soares escalar contra a gente vai ser forte. Mas temos de lembrar que o primeiro jogo é na nossa casa e a obrigação de vitória é nossa - enfatiza Vladimir de Jesus. 

Com relação à equipe que empatou com o Galo do Tabuleiro na última rodada do hexagonal final, o único desfalque é o atacante Thiago Furlan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Valdimir de Jesus, no entanto, tem expectativa de contar novamente com Rodrigo e Adriano, que se recuperam de lesão. O técnico garante que o clima no grupo é de alegria e esperança.
Foto: Jarbas Oliveira / Futura PressFonte: GloboesportePostador: Samuel Charles