sexta-feira, 26 de setembro de 2014

a morte do Orkut: saiba como salvar suas informações


 Share7  

O Orkut sairá do ar permanentemente na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, levando junto uma quantidade enorme de informações. Se você mantém perfil ou comunidades por lá, talvez seja bom retornar ao site para dar uma olhada, porque parte disso será deletada enquanto outra parte permanecerá disponível para toda a internet.

Olhar Digital preparou um guia com sete itens para tirar todas as dúvidas referentes ao que sai e o que fica depois da morte do Orkut. Você também fica sabendo o que fazer para excluir ou manter seus dados disponíveis. Confira:

Como posso salvar minhas informações?
É possível exportar os álbuns de fotos para o Google+ clicando aqui. E salvar, no computador, o perfil, scraps, depoimentos e postagens em comunidades através do Google Takeout. Isso pode ser feito até setembro de 2016.
Dá para transferir meu perfil para o Google+?
Quase isso. É possível vincular o perfil do Orkut ao do Plus indo em Configurações > Google+ > Conectar seus perfis do Google+ e Orkut > Conectar contas.
E as comunidades?
Não há como exportar uma comunidade do Orkut, mas você pode criar uma no Google+ e conectá-la à que já possui no Orkut. Assim, quem está na comunidade do Orkut verá um banner informando que aquele espaço também está disponível no Plus. Vá em Configurações da comunidade > Google+ > Conectar essa comunidade.
O que será feito com as comunidades?
Todas as comunidades públicas serão salvas em um arquivo chamado Arquivo de Comunidades, que o Google deixará na internet como lembrança histórica do Orkut.
Minhas postagens permanecerão também?
Depende de você. Caso queira manter seus tópicos, comentários e pesquisas como parte do Arquivo de Comunidades, não precisa fazer nada. Se preferir, pode excluir postagens individuais ou todas de uma só vez.
E como eu faço isso?
Individualmente, procure o que deseja que desapareça e apague, o que só pode ser feito até30 de setembro. Ou exclua o Orkut de sua Conta do Google, o que fará todas as suas interações desaparecerem junto com fotos, informações de perfil e mensagens.
Clique aqui > Ferramentas de dados > Excluir produtos > Remover Orkut permanentemente. (Isso pode ser feito mesmo depois de 30 de setembro.)
Sou dono de uma comunidade e não a quero no Arquivo, o que faço?
A partir de 30 de setembro, se as configurações de privacidade permitirem que a comunidade seja vista por qualquer pessoa, ela irá para o Arquivo automaticamente. Para impedir isso, vá em configurações da comunidade > Privacidade e Segurança > desmarque a caixa Mecanismos de pesquisa como o Google e usuários que não fazem parte do Orkut podem encontrar minha comunidade e seus tópicos.
Se tiver mais dúvidas, clique aqui.