A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) é líder na preferência do eleitorado de 12, entre 14 estados pesquisados pelos institutos Datafolha e/ou Ibope, seja isoladamente ou em empate técnico. Marina Silva (PSB) fica na frente, sozinha ou em empate técnico em sete. Aécio Neves (PSDB) não lidera isolado em nenhum dos estados consultados por Datafolha ou Ibope, mas divide a dianteira em Minas Gerais e Paraná.
Dilma tem a preferência, isolada, dos eleitores de Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Em empate técnico com Marina, considerando a margem de erro de cada pesquisa para mais ou para menos, ela fica na frente em Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Em empate técnico com Aécio, ela lidera em Minas Gerais.
E há ainda o Paraná, onde os três estão tecnicamente empatados: Dilma e Marina têm 29%, enquanto Aécio está com 28% das intenções de voto.
Ainda segundo os últimos levantamentos dos dois principais institutos de pesquisa do País, Marina lidera isoladamente em São Paulo, Acre e no Distrito Federal, além dos quatro em que divide a dianteira em situação de empate técnico.
Apesar de não liderar em nenhum dos estados consultados, Aécio Neves divide a preferência dos eleitores com Dilma Rousseff em seu mais importante reduto eleitoral - Minas Gerais, onde Aécio foi governador por oito anos.
Aécio Neves tem 31% das intenções de voto, enquanto a presidente Dilma conta com 32%. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Média nacional
Segundo pesquisa nacional divulgada ontem pelo instituto Datafolha, Dilma Rousseff tem 40%; Marina Silva 27%; e Aécio Neves 18%. Já na pesquisa Ibope divulgada na terça-feira passada, Dilma tinha 38%, Marina, 29%, e Aécio 19%.
Segundo ambos os institutos, por esses números, haveria segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva.
Embora os institutos façam pesquisas para presidente também em outros estados, foi nas unidades da federação citadas acima que houve consultas em número suficiente para fazer o recorte do desempenho apenas no estado, dentro da margem de erro. Nos demais, a coleta serve para compor o panorama nacional, mas não é possível o recorte local. Para não haver desequilíbrio em função da proporção de eleitores, é feita ponderação dos números.
NÚMEROS
40%
A petista subiu três pontos em relação a última pesquisa, do dia 19, segundo o Datafolha. A rejeição de Dilma é de 31%
27%
Perdeu três pontos, em comparação a pesquisa do dia 19. Agora, a diferença para Dilma chegou a 13 pontos. 23% rejeitam Marina Silva
18%
Frente a última pesquisa do Datafolha, Aécio oscilou positivamente, de 17% para 18%. O índice de rejeição do tucano é de 20%